sábado, 30 de novembro de 2013

Idênticos, porém extremamente diferentes.

Os irmãos gêmeos Fábio e Rafael, ambos jogadores do Manchester United, traçaram rumos bem diferentes em suas carreiras.
Fábio (direita) e Rafael (esquerda) levantando título da temporada 2010-2011
Os gêmeos foram contratados pelo United com apenas 15 anos no Fluminense,mas só foram para a Terra da Rainha aos 18 anos, sem sequer terem jogado profissionalmente dentro do Brasil. Os dois exercem a função de lateral, Fábio é lateral esquerdo e Rafael é lateral direito.

Obviamente que quando chegaram ao clube tiveram as famosas dificultades de adaptação ao idioma, ao clima e tudo mais. No entanto a maior dificudade sem dúvida foi conseguir um espaço no time titular de Manchester. Este contratempo foi ainda maior, pois os titulares da posição eram ninguém menos do que Gary Neville, pela lateral direita, ídolo da torcida Red Devils e muito querido por Sr. Alex Fergusson enquanto treinador, e pela lateral esquerda "apenas" Evra, titular absoluto do time e também na Seleção Francesa.
Rafael marcando cerrado em jogo pela UCL
Evra joga até com braço quebrado
Rafael veio progredindo nos treinamentos e evoluindo tecnicamente e taticamente, e ainda teve a peripécia de Gary Neville se aposentar, abrindo assim a posição no time. Já Fábio não teve a mesma sorte. Evra dificilmente sofre lesões, é muito disciplinado dentro de campo tendo pouquíssimos cartões vermelhos em sua carreira, fazendo com que Fábio só tivesse oportunidade em jogos menores. E nestes jogos normalmente não correspondia ao esperado. O esperado reserva imediato de Evra, não conseguia manter a cabeça no lugar, foi expulso de maneira tola em algumas ocasiões. Errava passes bobos, se apresentava afoito e comprometeu seu curso dentro do clube.

Mais uma vez Rafael se destacava na lateral direita do United. Com seguidas atuações em ótimo nível se firmou na posição de vez. Rafael fez gols importantes pela equipe, assim como excelentes assistências. 
Primeiro gol da carreira de Rafael contra ninguém menos que o Arsenal.

Costuma aparecer bem nos Derbys ingleses. Já marcou gols contra Liverpool, Arsenal, contribuiu com assistência contra o Manchester City, ou seja, a cada temporada na Inglaterra Rafael só vem melhorando de produção.

Certamente que o lance pela Seleção Brasileira Sub 21, com exceção de 3 jogadores acima desta idade, nas Olimpíadas deixou duras marcas em sua vida, sendo preterido na Copa das Confederações, pois foi o "culpado" pela derrota diante da ótima Seleção Mexicana Sub 21.

Seu irmão já vinha em má fase e como dito vivendo na sombra de Evra, quase nunca recebendo oportunidades para mostrar seu futebol. Sofreu com algumas lesões que o prejudicaram ainda mais, e na temporada de 2012-2013 Fergusson decidiu emprestá-lo ao Queens Park Rangers para adquirir experiência. 
No QPR Fábio novamente sofreu com lesões e viu o time ser rebaixado para a 2ª divisão inglesa, junto com o goleiro Júlio Cesar.
Fábio com a camisa do QPR e Rafael vestindo a do Manchester
Mesmo com a aposentaria do Mítico Alex Fergusson, não ganhou espaço com o novo treinador David Moyes, e está "encostado" no elenco.
Com o contrato perto do fim e com o rumor da contratação do lateral do Porto Alex Sandro, para entrar na futura aposentadoria de Evra, Fábio realmente não deve ter seu vínculo renovado com os Red Devils. , Fábio, já pensa nas possibilidades que o aguardam, não descartando nenhuma possibilidade, inclusive sua volta ao Brasil.

Fábio
No Brasil ele teria lugar relativamente fácil, uma vez que vemos um minguado de laterais esquerdos de qualidade. A maioria deles joga no continente Europeu, como exemplo Marcelo, que representa o Real Madrid.
Fábio ainda tem muito futebol à mostrar, ainda é muito novo para pensar em mercados pequenos na Europa, como o Leste Europeu, mas pode pensar em times que ao fim desta temporada 2013-2014 possam chegar na Champions League, para realmente evidenciar seu verdadeiro futebol ao mundo e quem sabe conseguir uma vaguinha na Seleção, uma vez que temos apenas a real opção de Marcelo, que não possui um reserva à sua altura neste momento.
Com uma boa recuperação física e botando a cabeça no lugar, quem sabe o garoto se firma e consegue mostrar os motivos de sua contratação pelo United!.
O Manchester enfrenta o Tottenham neste domingo, e infelizmente não veremos Fábio em campo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário