segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Já era esperado

Vasco e Fluminense disputarão a Serie B no ano que vem, e quem mais sofre com tudo isso é a torcida, que passou o ano inteiro temendo o rebaixamento.

Clássico carioca também acontecerá na Serie B de 2014
Mais um brasileirão que acabou. Quatro times rebaixados, dois cariocas, um paulista e um pernambucano. Esse último já estava rebaixado a muito tempo, a Ponte Preta que já tinha poucas chances de se manter na serie A, poupou jogadores para priorizar a Sulamericana. Já os dois clubes carioca chegaram na última rodada, com improváveis chances de escaparem, no fundo os torcedores já sabiam o que ia acontecer.

A vitória sobre o Bahia não tirou o Flu do Z4
O Fluminense chegou na última rodada precisando vencer e torcer para que Vasco e Coritiba perdessem seus jogos. O Vasco perdeu, mas o Coritiba venceu, e então o Fluminense foi rebaixado na 17ª posição. O Fluminense que se desfez de alguns jogadores do seu elenco, não contratou a altura para o ano seguinte, e com muitas lesões e baixos rendimentos de alguns jogadores, o time precisou apelar para a base, que sem experiência e tendo que jogar como adultos maduros, acabaram se queimando devido a essa péssima campanha. 

Vejo também um grande erro no planejamento da equipe, pois mesmo no ano em que a equipe havia sido campeã, muito se reclamava dos zagueiros e laterais da equipe que não foram renovados, e acabaram por levar a equipe a um baixo aproveitamento defensivo. O mais surpreendente disso tudo, não foi o fato de um time grande ter caído, mas sim, do campeão brasileiro do ano anterior, ter sido rebaixado. Para o torcedor parece até inaceitável que um elenco campeão, abaixasse tanto o nível a ponto de não ter competência de ficar acima dos quatro últimos do campeonato.

Torcida Vascaína não abandonou o time no BR
O outro time do Rio, o Vasco, já vinha sendo avisado a muito tempo que brigaria pra não cair. Mas parece que “avisos” não significaram nada de 2009 pra cá. Desde que o Vasco voltou da serie B, o time passou por momentos completamente diferentes. Foi campeão da Copa do Brasil em 2011, após quase ter sido rebaixado no estadual. E não satisfeito, brigou até a última rodada do brasileirão do mesmo ano para ser campeão, porem acabou terminando na segunda colocação. Por pouco, o Vasco não foi rebaixado no carioca e campeão do brasileirão de 2011. Em 2012, por pouco o Vasco não chegou às Semi Finais da Libertadores, em um jogo bastante competitivo contra o Corinthians no Pacaembu. No mesmo ano ainda terminou o campeonato brasileiro em 5º lugar. Como colocar na cabeça de um time endividado,com falta de água e com dinheiro preso na justiça, que eles brigam pra não cair, se o time viveu superando as expectativas?

Dorival técnico do Flu e ex técnico do Vasco
Talvez os anos anteriores foram pura sorte. Talvez esse ano tenha sido azar. O Vasco passou os últimos cinco anos jogando do mesmo nível. Ninguém esperava nada deles, mas brigava até o final para estar entre os mais fortes dos campeonatos. Esse ano, por ironia do destino, o mesmo nível não foi suficiente. Acredito que o Dinamite não tem condições de presidir o Vasco, e por isso tem sua parcela de culpa no rebaixamento do clube. Os goleiros não tem tanta culpa, pois se estavam lá, era porque os comandantes do clube os colocaram.

Entre culpados e inocentes do rebaixamento de Fluminense e Vasco, o que pudemos notar foi o amor incondicional de suas torcidas. O Vasco que conseguiu colocar 70 mil no Maracanã mesmo não disputando uma final. O Fluminense tem um retrospecto de incentivo muito grande, passando por uma derrota na final da libertadores de 2008, quase rebaixamento de 2009 e títulos de 2010 e 2012. 

Agora tendo que passar pela segunda divisão mais uma vez, a única coisa garantida é que seus torcedores não vão abandonar a equipe. Uma injustiça com as duas torcidas, mas o que se pode fazer? O futebol nem sempre é justo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário