quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Outra vez um time africano

Esse não é um texto para apontar os culpados pelo fracasso ou pelo sucesso do Atlético Mineiro. É apenas uma reflexão rápida sobre o resultado do Galo no jogo de ontem.

Não é muito comum encontrarmos alguém que dissesse que o Galo era um dos favoritos ao título do Brasileirão 2012 antes do campeonato começar. Não porque o elenco era ruim, mas sim porque o Galo não ganhava um título importante há algum tempo. De fato o time não foi campeão. Mas conseguiu o direito de disputar a Taça Libertadores do ano seguinte, e teve um dos seus melhores desempenhos entre vários outros brasileirões disputados.

Torcida do Galo incentiva o time antes do embarque
Em 2013, a campanha do CAM na competição sulamericana foi excelente na fase de grupos, vencendo cinco jogos dos seis disputados. Já na Fase de Mata-Mata, os resultados do time eram abaixo do esperado fora de casa, e surpreendentes nos jogos em casa, sempre conseguindo reverter o placar do primeiro jogo. O time venceu o Olimpia numa final eletrizante, e assim, ganhou a vaga para o Mundial de Clubes.

Jogadores do Raja comemoram a classificação
A equipe chegou confiante ao Marrocos, muita festa foi feita na despedida dos torcedores com o time que viajaria para o continente africano. Houve, mais ou menos, uma semana de preparação antes do jogo contra o Raja Casablanca, mas perderam para os donos da casa. Talvez tenha sido excesso de confiança que tenha atrapalhado o Atlético, ou talvez tenha sido soberba em pensar que já enfrentariam o Bayern numa eventual final. O que todos concordam é que o Galo tinha capacidade de vencer o jogo, e tinha elenco pra jogar muito melhor do que jogou.

Jogadores do Galo frustrados com o resultado
Mundial não tem jogo de ida e volta. Os jogadores atleticanos deveriam ter entrado no jogo conscientes disso, e que uma derrota não deixaria com que o time disputasse a final contra o Bayern. Mas agora, o resultado está feito. O Raja Casablanca está na final e o Galo disputará o terceiro lugar, assim como aconteceu com o Internacional que também não chegou à final do torneio em 2010.

O resultado foi realmente muito pior do que o esperado e as atuações dos jogadores foram vergonhosas, mas não é por causa disso que o Galo deixará de ser grande. Agora o time precisa no mínimo se redimir no jogo contra o Guangzhou e conseguir o terceiro lugar da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário