segunda-feira, 31 de março de 2014

De Novo Não!

4 anos depois, a situação se repete, mas dessa vez Felipe Massa ignora ordens da Willians para ceder sua posição.




"Fernando is faster than you". Essa foi umas das principais frases ouvidas por Felipe Massa em seus 8 anos pilotando pela Ferrari. Massa liderava o GP da Alemanha de 2010, seguido por Fernando Alonso, companheiro de time, mas uma ordem direta da Scuderia tirou de Felipe a liderança, passando-a ao espanhol, que na época brigava pelo título de campeão com Sebastian Vettel, que acabou levando o campeonato de pilotos.
Uma grande polêmica foi criada à época, questionando a decisão da equipe italiana e a atitude tomada por Felipe Massa na prova. Muitos comentaristas de automobilismo afirmaram que faltou ética por parte da Ferrari, e respeito para com o seu funcionário, que na ocasião, exercia um trabalho melhor que o de seu companheiro, prejudicando-o claramente ao final da corrida.

Schumi e Rubinho no pódio da "constrangedora" corrida.
O caso de Massa remeteu à outro episódio parecido que também envolveu um piloto brasileiro, e de novo, a Ferrari estava no meio. Rubens Barrichello, era o líder do GP da Áustria do ano de 2002, e logo atrás vinha Michael Schumacher, que assim como ocorreu com Alonso, perseguia o título da temporada. Na última volta da prova, veio a ordem do chefe da equipe para Rubens abrir passagem para Schumi. A ordem foi cumprida por parte de Barrichello, e o piloto alemão conquistou aquela etapa. Extremamente constrangido com a situação, Schumacher fez questão de entregar o troféu de vencedor da corrida para o amigo Rubinho, e coloca-ló no 1º lugar do pódio, mesmo com o hino alemão tocando ao fundo. Era o mínimo que o piloto poderia fazer para "tentar" se redimir com seu parceiro, mesmo sem ter uma participação direta no ocorrido.

Felipe Massa (frente), não facilitou para seu companheiro na Malásia.
No GP da Malásia, segunda prova da temporada 2014 da F-1, outra vez o destino automobilístico "brincou" com Felipe Massa. Agora pilotando o carro da Williams, ocupando o cargo de piloto principal, Massa foi surpreendido com uma mensagem vinda de cima em seu fone de ouvido." Valtteri is faster than you". Exatamente a mesma frase dita pela Ferrari 4 anos antes. Uma situação que parecia inimaginável de ocorrer com o brasileiro novamente, mas que infelizmente aconteceu.
Mas dessa vez, Massa tomou uma atitude bem diferente da escolhida em 2010, e não abriu caminho para seu companheiro, Valtteri Bottas, lhe ultrapassar, ganhando assim a 7ª colocação da corrida.
Já que Bottas estava mais rápido que Felipe, que ele o ultrapassasse então, exercesse seu trabalho como piloto, e conquistasse a posição no motor e não no rádio por meio de uma ordem da equipe. A atitude colocou Felipe Massa em uma situação delicada, e logo no começo da temporada, resta agora ver até onde esse incidente irá interferir no restante do ano da F-1 na equipe Williams.

Grande parte da imprensa internacional que acompanha a Fórmula 1, se colocou ao lado do brasileiro, o defendendo e elogiando sua postura. Ao se fazer de "surdo", Massa ganhou um aliado no ocorrido, Niki Lauda, uma das maiores referências da história dos esportes à motor, disse que o brasileiro estava mais do que certo, já que pilotos de corrida correm por eles mesmos, e que no lugar dele, faria a mesma coisa. Palavras de um dos mais respeitados e vitoriosos pilotos que já conduziu um carro de F-1.

Valtteri Bottas e Felipe Massa.
Essas situações levantam a dúvida de até que ponto as equipes devem ou podem interferir no andamento de uma corrida, mesmo sendo ela a maior interessada no resultado final. Valtteri Bottas é um piloto iniciante no circo da Fórmula 1, muito diferente de Massa, que já é um piloto consolidado, respeitado e adorado pelos outros pilotos, mas que com o tempo foi perdendo sua "imponência" no meio, e ao negar aquela ordem, ele se impôs, mostrando para equipe seu valor e para que ele estava ali, competir. Massa marcou seu território, e exigiu ser respeitado.
Para tentar amenizar um pouco a situação, o engenheiro da Williams, Rod Nelson, disse que a posição seria devolvida à Felipe caso Bottas não conseguisse ultrapassar Jenson Button, mas é difícil se acreditar em tal afirmação, principalmente depois da importância que aquilo havia ganho. Quem garante que essa declaração não foi uma estratégia para acalmar um pouco a situação?

Independente de nome, equipe ou experiência, todos os pilotos devem receber as mesmas oportunidades para disputar uma corrida, e é isso que a FIA procura estabelecer nos anos que se passaram e nos que virão, por isso que a mesma faz tantas mudanças na aerodinâmica dos carros. Uma disputa entre pilotos só é prejudicial para a própria equipe, e conseguir esse racha de box logo no início da temporada só vai deixar o resto do ano tumultuado nos bastidores da Williams, e como um bom amante das corridas da Fórmula 1, espero que esse tipo de situação não volte à acontecer em equipe nenhuma, e com piloto nenhum. Pelo bem do esporte.

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