sexta-feira, 21 de março de 2014

Disputa e Emoção, Por Favor!

Depois de anos sem uma disputa mais acirrada, os campeonatos nacionais de Espanha e Inglaterra ganharam uma disputa aberta entre 3 times.


Torcedores ingleses e espanhóis estão presenciando uma situação que não acontecia em, no mínimo 5 anos. Uma disputa mais completa pelos respectivos títulos nacionais.
Três clubes na Espanha, e 4 na Inglaterra, podendo subir para 5, dependendo de uma combinação de resultados. Os frequentes campeões agora, veem seu monopólio ameaçado por times que não faziam frente para as potências, principalmente no caso espanhol.

Messi contra CR7 no clássico do primeiro turno do Espanhol.
Além de toda a atmosfera que cerca um clássico entre Real Madrid x Barcelona, o jogo do próximo domingo (23) terá um fator a mais, já que a distância entre os dois arqui-rivais na tabela de classificação é de 4 pontos. Então em caso de uma vitória do Barcelona, a equipe da Catalunha ficará apenas 1 ponto atrás do time da capital. Mas se o Real ganhar, os merengues abrem uma vantagem de 7 pontos, faltando 9 rodadas para o fim do campeonato, deixando o Barça em uma situação de título muito difícil. Correndo por fora está o primo pobre do Real Madri, o Atlético de Madri, que com seu incrível técnico, Diego Simeone, alcançou uma ascensão magnífica desde que o ex jogador da seleção Argentina assumiu a equipe. Com um bom time que conta com jogadores como David Villa e o "matador" Diego Costa, mas fraco comparado com Real e Barça, o Atlético conseguiu se impor diante dos dois grandes, fazendo com que os mesmos passassem dificuldades para enfrentar o "Atleti". Além de se mostrar superior em relação aos outros times espanhóis. Para melhorar ainda mais a disputa, dependendo claro do que acontecer até lá, Barça e Atlético jogam na última rodada, podendo decidir um possível campeão ou quem será o 2º e o 3º colocado.

No momento o Atlético é o vice líder do campeonato espanhol com 67 pontos, enquanto o líder Real tem 70, e o Barça aparece em 3º com 66 pontos. Ou seja, temos uma briga entre 3 times ainda em aberto na Espanha, coisa muito diferente de tempos passados, onde apenas Real e Barça se alternavam nas conquistas de campeonatos nacionais.
Os "Diegos" que conduzem o Atlético, Simeone e Costa.

Já na Inglaterra, 4 dos 5 grandes times do pais estão batalhando pelo título da Premier League, com exceção apenas do Manchester United, que devido ao período de transição no comando técnico, encontra dificuldades nessa temporada.
Chelsea, Liverpool, Manchester City e Arsenal, nessa ordem, encabeçam a tabela de classificação do campeonato inglês, trazendo de volta uma disputa que, quando tinha emoção, envolvia apenas 3 times no máximo, ficando restrita muitas vezes à apenas 2 equipes, e uma delas sempre era o United de Sir Alex Ferguson.

No último jogo entre os azuis e os vermelhos, vitória dos Blues.
Chelsea x Arsenal é disparado o melhor jogo da 31ª rodada do inglês, e além de se tratar de um clássico, o jogo também interfere diretamente na liderança, pois em caso de derrota dos Blues para os Gunners, somado com uma vitória do Liverpool, a diferença entre esses 3 times caí para apenas 1 ponto. E se o City, 4º colocado vencer, a diferença entre 1º e o 4º será de 3 pontos, com 7 rodadas faltando.


A temporada 2013/2014 na Inglaterra é uma das mais competitivas desde os anos 90, ou da criação da própria Premier League, colocando 4 times com chances reais de título, o que é ótimo para o futebol, e evita situações como acontece no campeonato alemão, onde o líder Bayern de Munique está "apenas" 23 pontos na frente do vice líder, deixando o campeonato chato, monótono e previsível...

Como fã do futebol, eu realmente espero que esse tipo de situação que estamos presenciando agora, se repita inúmeras vezes nos próximos anos, principalmente na Espanha com seu campeonato de "dois times só". Com as  disputas os torcedores ganham, os times ganham, mas especialmente, o bom futebol ganha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário