segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Margem da Lenda

Atual técnico do Manchester United sofre para repetir o sucesso de seu antecessor 


Após 26 anos jogando com a mesma filosofia tática, o Manchester United sofre para se encontrar nas mãos de seu novo técnico, David Moyes. Após a “Era Ferguson”, a mais vitoriosa do futebol inglês, Moyes sabia que substituir a lenda nos Red Devils não seria uma missão fácil, mas nunca imaginou que seria tão complicado ganhar a torcida vermelha.
David Moyes e Alex Ferguson em duelo pela Premier League

Com uma irregularidade que há muito tempo não se via, o Manchester United ocupa hoje a modesta 6ª posição da Premier League (modesta devido ao forte investimento feito em contratações nas últimas temporadas).

O jogo contra o Cardiff na última rodada da liga foi apenas mais uma demonstração da fragilidade do United na temporada, quando sofreu o gol de empate aos 46 minutos da segunda etapa, o que lhe custou à oportunidade de ingressar no G-4 inglês. Esse resultado ruim não foi apenas mais um resultado isolado, ele reflete bastante o ainda devagar processo de adaptação de David Moyes, que já coleciona mais tropeços do que o desejado, como por exemplo, o empate em 0 x 0 contra a Real Sociedad na última rodada da Uefa Champions League (adversário relativamente fraco comparado ao elenco do United), com direito a pênalti perdido por Van Persie. Além de outros resultados ruins, como a goleada por 4 x 1 aplicada pelo maior rival, o City.

David Moyes nunca chegou a ser considerado um técnico “Top” pela crítica inglesa, que por muitas vezes o qualificou como um técnico mediano, mas a boa campanha que ele alcançou com o Everton na temporada 2012-13, o levou para ocupar a cadeira de Sir Alex Ferguson no banco do Manchester United.
Apresentação de David Moyes foi cercada de dúvidas

Com um dos melhores elencos do mundo à sua disposição, o que será que Moyes está fazendo de errado? Bom essa pergunta deve ocupar a cabeça de 9 em cada 10 torcedores do United, e uma das respostas possíveis pode ser a falta de confiança do time para com o técnico. Antes mesmo de assumir o United, Moyes já travava uma batalha contra ninguém menos que Wayne Rooney, maior ídolo do atual time e seu antigo desafeto. Mas segundo a própria diretoria do clube, esse conflito é coisa do passado e todo o ocorrido foi superado por ambas as partes e a relação hoje é amistosa entre eles.
Moyes e Rooney: Rivalidade dos tempos de Everton

Outra situação que causou desconforto do elenco com o técnico foi a contratação do meio-campista belga Marouane Fellaini, antigo protegido de Moyes no Everton, e que custou a bagatela de 27,5 milhões de Libras, ou simplesmente 101 milhões de reais (na cotação da libra na época da contratação do meia). A aquisição do jogador causou dúvidas nos comentaristas ingleses, que diziam que o elenco do United estava completo e que não precisava de outro meio-campista, talvez um jogador de posição diferente, mas não um meia. Ainda chegou a ser dito que com os 27,5 milhões de libras investidos no jogador, o Manchester conseguiria comprar um jogador com muito mais categoria e mais decisivo que Fellaini. Que até agora não conseguiu se firmar no time titular e justificar seu valor de mercado.
Belga Fellaini ainda não caiu nas graças da torcida...
E nem do técnico nesta temporada.

Mas toda essa situação não deve preocupar a torcida vermelha de Manchester, pois até o mito Ferguson passou por cenário semelhante ao do atual treinador, logo que chegou ao United. Com quase a mesma irregularidade de David Moyes e a falta de adaptação ao estilo de jogo do futebol inglês na época, Alex Ferguson recém chegado da Escócia, recebeu um ultimato da diretoria em suas primeiras temporadas à frente do time, e caso não ganhasse nenhum título ao final da temporada 1989/90, seria demitido. Ferguson conseguiu ser campeão e o resto da história todo mundo já conhece!
Títulos e mais títulos na conta do "velhinho"

Talvez David Moyes ainda precise de mais um pouco de tempo e  paciência por parte da torcida, para reconquistar sua confiança como “Manager” e levar o United de volta as suas habituais glórias. Mas analisando o atual futebol jogado e o momento do time, isso parece ser apenas um sonho distante...

Um comentário: