quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Lágrimas Da Bola

Futebol diz adeus ao seu lateral de ouro...


Hoje o mundo da bola se despediu de um de seus melhores professores. Com 88 anos, Nilton Santos, o maior lateral esquerdo que já pisou nos gramados, perdeu seu duelo mais difícil, contra o mal de Alzheimer e uma infecção pulmonar.
Nilton Santos: A Enciclopédia do Futebol Mundial.
“A Enciclopédia do Futebol” como era carinhosamente chamado, ganhou fama internacional jogando pela mágica seleção que conquistou o primeiro campeonato mundial do país em 1958. Atuando no Brasil, Nilton Santos jogou apenas em um único clube durante toda a carreira, o Botafogo. Ao lado de Garrincha, seu melhor amigo e companheiro em campo, Nilton Santos encantou todos os espectadores de futebol nos anos 40, 50 e 60, pela seleção e pelo “Glorioso”.

Nilton Santos em ação pelo Fogão.
Dono de uma canhota invejável e uma direita tão boa quanto a outra perna, ele esbanjava categoria, comparado aos demais laterais da época. Categoria essa que gerou uma discussão entre os torcedores cariocas, seria Nilton Santos melhor do que Garrincha? Claro que a pergunta se originou de uma brincadeira de rivais, mas demonstrava claramente o potencial acima do comum que o jogador possuía. Com altura de zagueiro e a habilidade clássica de um legítimo meio campo, Nilton Santos ainda contava com força e velocidade para atormentar as defesas dos times adversários. Seu estilo de jogo lhe rendeu críticas, sim críticas! Em sua época como atleta, lateral que avançasse do meio campo de defesa para o ataque era considerado “maluco”, segundo palavras do próprio Nilton em uma de suas entrevistas concedidas.

Pela seleção Brasileira, a história de Nilton Santos é quase perfeita, com quatro copas no currículo, o lateral saiu de dois fracassos seguidos para o auge como jogador profissional. O fraco desempenho da seleção nas copas de 50 e 54 se tornaram motivação para o jogador buscar e alcançar a glória com sucesso. Bi campeão mundial, com títulos em 1958 e 1962, Nilton Santos também ganhou outros títulos com a camisa “canarinha”, caso do Sul-Americano de 1949, logo no ano de sua estréia. Ao todo foram 75 partidas oficiais e outras 10 não oficiais representando à antiga CBD, com apenas dois gols marcados. Números pequenos comparados com sua habilidade, mas nada que ofusca seu brilho.
Lateral se sagrou Bi Campeão Mundial
ao lado de Pelé e Garrincha.


Parceria com Garrincha trouxe alegrias para os
Botafoguenses
Após se destacar pelas equipes do exército, Nilton Santos chegou ao Botafogo com apenas 23 anos, para se tornar o maior “combatente” do Alvinegro. Seus números no Botafogo serão difíceis de alcançar. Ao todo são 718 partidas que renderam dois títulos da Copa Rio-São Paulo de 1962 e 1964, e os títulos cariocas de 1954, 57, 61 e 62. Títulos esses, conquistados pelo magnífico time Alvinegro que além de Nilton Santos também contava com nomes de peso, como Zagallo, Didi, Amarildo e claro, o Mané.



Nilton Santos jogou ao lado e contra grandes jogadores do futebol Mundial, como Pelé, Mané Garrincha, Puskas e muitos outros. Ele se dizia um privilegiado por causa disso, mas a verdade é, privilegiado mesmo foram aqueles que tiveram a oportunidade de dividir o mesmo campo de jogo com a Enciclopédia do Futebol.
Pelé, Garrincha e Nilton Santos: Alegria e Emoção em 58.

Obrigado por tudo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário