terça-feira, 26 de novembro de 2013

Não caia no esquecimento do Futebol

No ano de 1912 nasceu o América Futebol Clube de Minas Gerais, tradicionalmente chamado de América Mineiro.

Esta história de 101 anos teve seus altos e baixos momentos.


O América MG é o único time até hoje a conquistar Dez Campeonatos Mineiros em sequencia, porém isso aconteceu entre os anos 1916-1925, quando os campeonatos estaduais ainda possuíam um grande valor para as torcidas de todos os times existentes na época. Hoje é claro que a diferença de concepção mudou radicalmente, com times abrindo mão dos estaduais de forma completa, como o caso do Atlético Paranaense que mandou seu time sub-21 para disputar o Campeonato Estadual do Paraná.
Escudo América MG

Em 1971 o “Méquinha”, apelido dado à maioria dos Américas existentes no Brasil, conquistou o Campeonato Mineiro de forma Invicta, porém foi ofuscado pelo título do Atlético Mineiro, que conquistou o seu 1º e único Campeonato Brasileiro, na época chamado Campeonato Nacional de Clubes.
Esta parte histórica, serve para situar quem lê o texto e o próprio autor na construção do texto.

Em todos esses anos o saudoso Coelho obteve muitos títulos, principalmente de estaduais, vale reiterar que esses campeonatos ainda tinha grande valor tanto para os times quanto para as torcidas.

Porém de Vinte anos pra cá o América vem colecionando fracassos incríveis. Em 1993 foi rebaixado para a Serie B do Campeonato Brasileiro. Neste mesmo ano de tristeza para os torcedores do Coelhão Euller, o Filho do Vento foi revelado para o futebol nacional.
Euller Veterano, em sua passagem na Conquista da Série C junto ao América
Conquista da Copa do Mundo de 2002
O América só alcançou seu retorno para a Série A, em 1997 e novamente mais uma joia do futebol foi descoberta: Gilberto Silva, Pentacampeão do Mundo pela seleção brasileira em 2002, volante campeão da atual Taça Libertadores, foi revelado para o futebol brasileiro pelo América e em 2000 se transferiu para o Atlético Mineiro.







O clube chegou ao extremo quando foi parar na 2ª Divisão do Campeonato Mineiro em 2001. Não suportou a qualidade da técnica da divisão de Elite e foi rebaixado no mesmo ano.

Em 2003 o atual atacante da Seleça Brasileira, Fred, foi revelado para o clube e se destacou por fazer o gol mais rápido da História até então constatado. Com apenas 3 segundos de jogo o atacante viu o goleiro avançado e chutou do meio de campo, na saída de bola para fazer um belíssimo gol.

Segue com link gol do Fred (3segundos): http://www.youtube.com/watch?v=Vywk9PwU2s8
Gol mais rápido do Mundo (2segundos): http://www.youtube.com/watch?v=H3twHbKHCL8

Não dá para entender como um time que teve seus tempos áureos no passado, como muito times brasileiros também o fizeram e marcaram história possa simplesmente sucumbir para o futebol brasileiro!?
Um time que é um verdadeiro celeiro de craques, vide os que aqui foram citados, além da nova geração de jogadores, representada pelo Meia-armador Rodriguinho, cobiçado por vários times, dentre eles Santos e Cruzeiro, mas que no fim foi contratado pelo Timão.
Euller, Fred, Danilo respectivamente
Como o time pôde ter sido rebaixado 1 ano antes de seu Centenário na Primeira Divisão,sendo obrigado a participar da Série B em uma parte da história tão especial para vários times. Como um elenco minimamente capaz de disputar o acesso para retornar à Série A, não necessariamente como campeão, pois o Palmeiras era mesmo o grande favorito daquele ano, mas pelo menos com chances de ficar no grupo do G-4 ??

Na Arena Independência onde viu o Galo chegar nas fases finais da Libertadores e se tornar praticamente imbatível no local, tomando quase que para si o Estádio, fazendo todos esquecerem que, na verdade, o “alçapão” pertence ao América Mineiro. O Coelho teve um aproveitamento de apenas 48,14% em seus domínios, em 18 jogos, um ainda por acontecer contra o ABC.

Independência com a Torcida do Atlético Mineiro
Neste ano de mais um baque para sua torcida que, convenhamos “deixou o time na mão” com uma média de público lastimável de apenas: 2859,1 torcedores em um local que pode suportar até 23000 mil pessoas, por partida. 
O time também não fez sua parte, colecionou seguidas derrotas dentro de Minas Gerais, sendo a pior delas para o Paysandu, que como time visitante JAMAIS havia ganho uma partida. Neste dia o público presente foi de aproximadamente 13.000 pessoas que sem dúvida foram para suas respectivas casas indignados com a situação de momento.
Independência muito vazio nos jogos do América



A pior notícia de todas acontece antes do ano futebolístico acabar, o América não possui mais nenhuma chance de aparecer na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 2014,
restando apenas uma rodada para o término da competição. O time jogará em casa, e muito provavelmente para um pequeno público.


Diretoria e Time não deixem que esta instituição de tantas histórias, e de tantas glórias de seu passado caia no esquecimento do futebol, se tornando assim apenas mais um “time comum” aos olhos dos torcedores boleiros.
Torcida abrace a causa do time.... você realmente pode ser o 12º jogador dessa equipe, esta torcida que já deu vários shows de apoio à equipe em anos até piores, Série C como exemplo, lotando o Estádio Independência sempre que possível.
Estádio Cheio, é assim que deve ser.



Um comentário:

  1. Triste ver um time com uma história tão bacana chegar a essa situação. Boa percepção no texto!

    ResponderExcluir