quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

"Comeu" a Bola!

Surpreendendo à todos, "gordinho" foi o destaque positivo do BR-13

Conduzindo o desacreditado Goiás as cabeças da tabela de classificação do campeonato.


"Walterror" comemorando o que de melhor sabe fazer, gols...
Todos aqueles que no começo do campeonato apontavam o Goiás como um dos possíveis candidatos ao rebaixamento, levaram um susto com a campanha feita pelo Esmeraldino no BR-13. Boa parte desse sucesso pode ser creditado à alguns personagens do clube, como o bom técnico Enderson Moreira, mas um dos principais motivos, senão o principal, foi o atacante "de peso" do clube, Walter.

Dono de uma das maiores regularidades de desempenho do campeonato, Walter ajudou o Goiás a brigar por uma incrível vaga na Libertadores do ano que vem, até a última rodada da competição. Com o time Goiano enfrentando uma real possibilidade de classificação, coisa que não acontecia faz tempo no clube verde de Goiânia.

O time do Goiás também teve uma regularidade, assim como Walter, muito boa, obtendo 51,8% de aproveitamento ao final do BR-13. Foram, 11 empates e as mesmas 11 derrotas, mas agregados com 16 vitórias, número de conquistas maior que de muito time grande, como por exemplo Flamengo, Internacional e Corinthians. Nas 16 vitórias do Esmeraldino na competição, Walter foi o personagem do jogo na maioria das vezes, chamando a responsabilidade de líder do grupo para ele, mesmo com pouca experiência, levando em conta apenas sua idade.

Por consideração, W18 não comemorou o gol que marcou contra
o Internacional.
Com 29 gols no total da temporada, Walter conduziu o ataque do time, não apenas balançando as redes, mas também servindo seus companheiros com algumas assistências durante o ano. Ao todo, no Campeonato Brasileiro, o Goiás marcou 48 gols nas equipes adversárias, sendo que 13 tentos foram só do "gordinho".

Mas seu peso não atrapalhou em nada sua performance em campo, e alguns times sentiram isso na "cancha", como os rivais gaúchos, Grêmio e Internacional, que além da derrota ainda presenciaram uma belíssima atuação de Walter contra as duas equipes, com direito a golaço pra cima do goleiro Dida, e baile no Inter, na casa do Colorado.


Lesão na coxa direita tirou o artilheiro de campo por um tempo...
Mas nem tudo no ano do Walter foi bom, e por volta da metade do BR-13, o jogador se lesionou e desfalcou a equipe por alguns jogos. Sem sua referência, o Goiás oscilou e perdeu pontos, que no final poderiam ter lhe dado a sonhada vaga na Libertadores. 

A falta do camisa 18 também foi sentida pela equipe durante a Copa do Brasil, principalmente no duelo de volta contra a equipe do Flamengo, que viria a se tornar o campeão do torneio. Sem Walter em campo, o Esmeraldino ficou sem ter opções no ataque, e não apenas por falta de jogador, mas por falta de um trabalho tático,e isso ficou evidente nos jogo do Maracanã contra o Rubro-Negro ,onde o Goiás não apresentou um poderio ofensivo de qualidade, dependo de seus defensores e meio-campistas para organizar as tentativas de gol do time, papel que era do atacante lesionado.

Antes de se machucar, Walter foi fundamental para eliminar outros dois grandes do Rio de Janeiro, Fluminense e Vasco, fazendo com que o time passasse para as oitavas e quartas de final da competição nacional.

Walter provou que o "barato" às vezes é bem melhor do que o "caro". Alguns time brasileiros abriram o cofre para trazer grandes nomes para ser a esperança de gols da equipe, mas nada disso adiantou. O Grêmio tirou Barcos do Palmeiras, e ainda trouxe o Chileno Vargas emprestado da Napoli. O Corinthians pagou 15 milhões de Euros mais a passagem de avião na primeira classe para Alexandre Pato deixar Milão rumo à São Paulo. O Internacional trouxe Diego Forlán no ano passado, com o título de Melhor Jogador da Copa do Mundo de 2010 nas costas. Mas nenhum desses grandes nomes alcançou um desempenho sequer comparável com o de Walter, que "deitou e rolou" em seus concorrentes!

O maior problema do artilheiro já começa a lhe preocupar... Walter afirmou que deseja vestir a camisa da seleção Brasileira, mas seu peso atrapalha o jogador a conseguir tal feito. O próprio atleta disse que tentar perder peso é uma de suas prioridades para o próximo ano, e então ser finalmente chamado pelo técnico Felipão para defender o Brasil em seus jogos. Quem sabe não veremos Walter com a "amarelinha" na Copa do Mundo. Qualidade técnica ele já nos mostrou que tem para isso, mas tudo agora vai depender de sua força de vontade...
Forma física sempre ficou em evidência na temporada.

Com passagens por Internacional e Cruzeiro, e contratado pelo Porto até 2015, o jogador que veio de umas das comunidades mais violentas do país, a Favela do Coque em Recife, espera poder continuar atuando no país, e torce para que o Goiás consiga renovar seu contrato de empréstimo. Caso isso não seja possível, outra alternativa seria defender um outro time do Brasil, sendo que Corinthians e Botafogo já manifestaram interesse em contar com o atleta para o ano que vem.

Pela bola que jogou, e por sua humildade dentro e fora de campo, Walter se tornou o "gordinho" favorito do futebol, ganhando admiradores e fãs de todas as torcidas do Brasil. Os prêmios de melhor atacante do Brasileirão e o Prêmio Armando Nogueira, por ter a melhor média dos jogadores em todas as rodadas da competição, ambos dados pela Globo, são merecidíssimos pelo atleta, e só confirmam a boa fase do atacante.

                  Pela ótima temporada, parabéns Walter! O futebol brasileiro te agradece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário