quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Vitinho e Bernard entraram numa fria

Vitinho e Bernard viram o sonho de prosseguir na Champions League ser congelado.

Após um sorteio da fase de grupos cruel para o CSKA, time de Vitinho e para o Shakhtar Donetsk, time de Bernard e vários outros brasileiros, os dois jogadores ficaram pelo caminho da competição.

Por ordem de venda, Vitinho foi negociado antes com o CSKA Moscou.
Garoto que tinha tudo para ser uma grande peça na Seleção Brasileira, pelo menos quando atuava no Brasil. Foi negociado com o mundo Russo, de onde é difícil sair, pois os donos dos times normalmente tem muito dinheiro e só aceitam negociar o jogador se a multa rescisória for paga.
Mesmo com o CSKA comparecendo praticamente todo ano na Uefa Champions League, normalmente só vai até as Quartas de Final, e dando muita sorte no sorteio, chega até à Semi-Final.


Houve uma pequena tentativa do Botafogo para segurar Vitinho, pois o futebol apresentado pelo garoto ajudava o time de General Severiano à lutar com o Cruzeiro pelo título Brasileiro deste ano. Mas a quantia apresentada era muito grande e claramente o lado financeiro pesou, com um salário "gigantenormemente" alto, ele foi seduzido à assinar.


Como todos sabem, a Rússia é um país extremamente gelado e de difícil adaptação para o lado dos brasileiros, que estão acostumados com o calor, praias e tudo mais. Para o caso de Vitinho deve ter sido complicado esta adaptação, pois ele jogava "apenas" no Rio de Janeiro, cidade cheia de praias e calor, que quase nunca "vê" o frio.

Com o grupo complicado onde estavam Bayern de Munique, Manchester City, Viktoria Plzen e o próprio CSKA, a classificação seria custosa, mas possível, graças ao histórico do City de sempre amarelar na Fase de Grupos da Cahmpions. Porém o que se viu foi diferente, o time russo não apresentou bom futebol e na tarde de ontem foi "jogado" para a Uefa Europa League, por ter ficado na 3ª posição do grupo. Resultado completamente normal, e até esperado.

Agora com Bernard, que depois de uma fantástica participação na Libertadores, sendo decisivo na conquista do Atlético Mineiro, foi vendido para o time ucraniano Shaktar Donetsky, que é recheado de jogadores brasileiros do meio-campo pra frente, por opção de seu técnico que conhece a habilidade do brasiliano.
Bernard foi a maior transferência já realizada no Clube Atlético Mineiro, chegando a 77 milhões de reais.
Jogador estreou na Champions League
essa temporada.

Mesmo sendo contratado como uma estrela, por sua performance dentro de campo, e também por suas constantes convocações por parte de Felipão, Bernard ainda não assegurou uma vaga como titular no Shaktar.
Banco gelado na Ucrânia
O sorteio da fase de grupos também não foi favorável ao time de Bernard. Um grupo que tinha como participantes o grande Manchester United, Bayer Leverkusen, Real Sociedad e o Shaktar.
A disputa pela segunda colocação ficou entre o Leverkusen e o Shaktar, e nos confrontos os ucranianos levaram a pior. Empatando jogos em casa e e perdendo fora, a classificação se tornou inviável.
Restou ao time a Uefa Europa League, mesmo caso do CSKA.

Se os dois jogadores pensaram que o começo na Europa seria um tanto quanto fácil, por seus times, no momento em que foram contratados estarem na UCL, creio que os dois se enganaram. Esta competição seria a que mais mostraria o futebol dos dois para o treinador da seleça brasileira, mas com a eliminação a situação está mais complexa. Apesar de Felipão não falar, Bernard será um nome certo na seleção, assim como Júlio César, sendo este último nome já confirmado pelo treinador.

Vitinho terá que "correr" atrás dessa vaga, e no Campeonato Russo, o CSKA ocupa apenas a 5ª posição, sendo que para aparecer na Champions do ano que vem tem de estar entre os 2 primeiros colocados da competição.
Já Bernard está em um time que ganhará até com certa facilidade o Campeonato Nacional e será figura carimbada para a UCL do ano que vem.

Voltando ao presente. A oportunidade desses dois nomes pode verdadeiramente estar na Europa League, que mesmo sendo uma competição não tão forte tecnicamente falando é INTERNACIONAL, e transmitida por várias emissoras,dentre elas a ESPN. E os dois terão a oportunidade para mostrar à que vieram nas competições Europeias desse ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário