quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Erro em dobro

FIA muda regulamento 

Última etapa da Formula 1 dará pontuação em dobro para o vencedor da corrida.


Propulsor V8 vai tirar "férias" da F1 por enquanto...
Mudar o regulamento da Formula 1 virou rotina na FIA esse ano. Após anunciar a mudança nos motores usados na categoria em 2014, saindo dos motores V8 de 2,4 litros sem turbo, para os novos motores V6 turbo de 1,6 litros, que apesar de perderem 150 cavalos em relação ao motor V8, 750 do antigo contra 600 cavalos do novo, utilizarão um recurso de recuperação de energia, o que vai incrementar o desempenho do carro nas pistas, sem deixar tanto prejuízo técnico com a troca de motor.

Além do motor outra modificação foi em relação aos pneus utilizados pela categoria, que renderam muitos problemas para equipes e pilotos ao longo da temporada. Mas que segundo a Pirelli, fornecedora oficial da F1, os antigos problemas foram resolvidos. Essa confirmação só poderá ser feita após os testes dos novos pneus, que devem acontecer no fim de Dezembro.
Pneu estourado, cena comum este ano!

50 pontos na última prova para o vencedor, o que pode mudar
um campeonato.
Até então essas eram mudanças "aceitáveis" no mundo do motor, mas uma decisão em especial causou discórdia no circo da Formula 1. A Federação Internacional de Automobilismo anuncio que na última prova da temporada, o vencedor da etapa levará para casa além do troféu pela vitória, a pontuação em dobro , ou seja, o vencedor da prova ganha 50 pontos, ao invés dos 25 pontos padrão das outras etapas. Isso também vale para todas as posições que pontuam na corrida.

Se essa regra fosse aplicada nas edições passadas do campeonato de pilotos, Sebastian Vettel não teria sido tetra campeão mundial. No ano passado, pela nova regra, Fernando Alonso seria o campeão, já que na última corrida de 2012, realizada em Interlagos, o espanhol chegou na 2ª colocação e com a pontuação peso 2, terminaria o campeonato com 296 pontos, contra 289 de Vettel, 6º colocado no grid.
Resumindo, Alonso campeão e Vettel vice. Mas lembrando que isso só aconteceria com a NOVA REGRA, que passa a valer no ano que vem. O que aconteceu de verdade foi Vettel campeão e Alonso em segundo, com 3 pontos a menos que o jovem alemão voador.

O próprio Sebastian se manifestou contra essa nova regra, chamando-a de "absurda", mas é fácil para ele reclamar, já que isso ameaça sua atual hegemonia na categoria. E a situação poderia piorar para ele, pois a ideia inicial era dobrar os pontos não apenas da última etapa, mas das 4 corridas finais da F1. Sendo assim os GP's dos EUA, Brasil, Rússia e Abu Dhabi valeriam peso 2 em 2014. O que poderia deixar a briga pelo título muito mais interessante. Mas não vai...


Vettel fazendo sua marca registrada após cada pole conquistada.
Outra alteração que foi feita, é uma proposta muito interessante, que acabou se tornando uma coisa bacana. A FIA irá premiar o piloto que mais alcançar a Pole-Position na temporada, reconhecendo não só a qualidade do piloto em si, mas recompensando o trabalho de toda uma equipe, desde de mecânicos até engenheiros, que trabalham duro na desenvolvimento do carro.
Ponto positivo para a FIA nesse quesito.


A temporada de 2014 da Formula 1 vai ser bem diferente do que estamos acostumados a ver, já que a categoria passa por um tipo de "revolução", que começa com a diminuição orçamentária permitida para as equipes e termina no ronco dos motores, passando também pelas regras, punições, pontuação e até pneus. Mas a perspectiva em relação a isso é vista como positiva pelos chefões da F1, que afirmam que o torcedor não sentirá tanto as mudanças, e o espetáculo não vai perder seu brilho!

Com essa ideia na cabeça, a Formula 1 retorna no dia 16 de Março no tradicional GP de abertura da temporada, realizado em Melbourne, na Austrália. Uma ótima chance para avaliar se as mudanças serão positivas ou se atrapalharam ainda mais a competição daqui para frente.
Motor V6 turbo vai ter que mostrar trabalho em 2014

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