segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

De Super só o nome

As Super Ligas Masculina e Feminina de Vôlei tinham tudo para ser incríveis.....

só que as mudanças no regulamento dificultaram o total brilho da disputa.


Com a mudança do número de pontos necessários para se conquistar um Set foi alterada de 25 pontos para 21, ou dois de diferença no caso de empate quando se chega à 20x20.

A Super Liga, recheada de jogadores (as) da Seleção Brasileira de Vôlei, que é campeã de tudo o que já disputou sofreu um grande "problema" com esta alteração na pontuação.
No intuito principal, de não deixar o jogo esfriar com os tempos pedidos pelos técnicos, houve essa alteração, onde para se ganhar um Set são necessários apenas 21 pontos.

Sada Cruzeiro, atual campeão da competição e defensor do título

A competição que no ano passado foi sem dúvida uma das melhores, pela grande luta entre as equipes até o último ponto conquistado, jogos de grande equilíbrio e de grande tensão também, o que fez com que acontecessem apenas "jogões", e atraia muita audiência para dentro do ginásio e também da televisão.

A grande questão dessa mudança não concerne apenas em âmbito nacional, que deixa o jogo muito mais rápido como de fato se planejou, mas interfere principalmente na hora de nossos jogadores representarem a Seleção em competições Intercontinentais, onde os sets continuam sendo disputados até os 25 pontos, ou no caso de 24x24 dois pontos de diferença.

Existe também um lado muito psicológico na parte da pontuação, onde reverter um resultado com um set que vai até os 25, do que 21, pois o "tempo" de recuperação é maior e a correção de erros, pode ocorrer ponto a ponto.
Dante com a 18 e Bruninho com a 1 são jogadores do Brasil e do RJ
Na noite de sábado, por exemplo, que tinha tudo para ter um desses grandes jogos, pois envolvia as equipes do Rio de Janeiro x Cruzeiro, lotadas de jogadores da seleça, e que poderia levar os telespectadores a ficarem "grudados" na tela da TV.

O que se viu foi totalmente diferente. Um jogo sem graça e sem emoção nenhuma onde o Cruzeiro ganhou o 1º set com a mão nas costas, por 21x12 e o 4º por 21x13.
Porque pulei o 2º e o 3º set ?
Para tentar explicar toda essa parte de recuperação psicológica e técnica por parte dos times, principalmente do Rio de Janeiro que foi o perdedor da partida.

O 2º set foi vencido pelo time Celeste do Vôlei, por 21x18 e o 3º foi vencido pelo RJ por 19x21, está assim, pois o RJ era o time visitante da partida. Alguns  podem pensar: "...ahhh mas foram 3/2 pontos de diferença, talvez o RJ/Cruzeiro não conseguisse reverter o resultado."

Verdade, mas se o jogo fosse normal, à moda antiga, o RJ teria todas as condições de tentar virar este placar pedindo tempo e ver o que estava errado, só que agora esta possibilidade não existe, pois o jogo foi alterado e agora pode ser chamado de chato.
Por tudo o que foi tirado dele, todas as emoções, reviravoltas, e tudo mais que um jogo de vôlei pode proporcionar ao seu telespectador.

A Super Liga não é lugar para se treinar novos regulamentos, nem tirar toda a força da competição, que tinha tudo para aumentar e ganhar ainda mais credibilidade nacional e internacional, mas o que vemos no Brasil, são jogadas por fora, para tentar manter os desejos de poucos ao invés do desejo da população. Não que quem vos escreva, fale em nome da população, longe disso, apenas mostro uma coisa que foi tirada do apreciador do Vôlei, como dos esportes em geral.

Respeita o Moço !!!
O próprio Bernardinho não concordou com essas regras. Deixo aqui as aspas ditas pelo técnico da Seleção Brasileira masculina e também da equipe feminina Unilever.

"Confesso que estou um pouco apreensivo com a história dos 21 pontos dos sets, acho que não é uma decisão acertada da CBV. É errada por dois motivos: primeiro porque não se deve fazer um teste em uma competição tão importante quanto a Superliga e em segundo lugar, é uma decisão unilateral. A Superliga não é da CBV e sim dos clubes."  

Nenhum comentário:

Postar um comentário