segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Idas e Vindas

Mano Menezes e Oswaldo de Oliveira voltam a treinar clubes que já comandaram no passado.


Uma passagem discreta, sem brilho nenhum. Outra grandiosa e repleta de glórias. Assim podem ser avaliados os antigos desempenhos dos técnicos Mano Menezes e Oswaldo de Oliveira, em Corinthians e Santos, respectivamente. E no ano que vem os dois voltam aos clubes com objetivos distintos: causar boa impressão e manter o prestígio conquistado.

Passagem pelo Santos "ficou devendo".
Oswaldo de Oliveira chegou ao Santos no ano de 2005 para substituir o técnico Vanderlei Luxemburgo, que deixou o clube após ser campeão brasileiro no ano anterior, para ser o novo técnico, na época de um  Real Madrid em crise. Foram 3 meses à frente da equipe da Vila Belmiro, de Janeiro até Março, com uma campanha razoavelmente "boa". Em 16 partidas dirigindo o Peixe, Oswaldo conseguiu 9 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, o que dá um rendimento de mais de 60% de aproveitamento.

Mas a fraca campanha do Santos na Libertadores de 2005 foi crucial para a demissão do técnico.Em defesa do treinador, o Santos não tirou a melhor das sortes no sorteio daquela Libertadores, e enfrentou 2 clubes que jogam na altitude, Bolívar e a LDU, que acima do nível do mar conseguiram triunfos em cima da equipe do litoral, fazendo com que o clube ocupasse apenas a 3ª posição do grupo. As derrotas e o medo de uma eliminação precoce forçaram a diretoria a mandar o técnico embora.
Queda acorreu por conta da Libertadores de 2005.

Simultaneamente com a competição intercontinental, Oswaldo ainda participava da disputa do Campeonato Paulista daquele ano. A campanha era melhor que na libertadores, e o Santos ocupava a segunda colocação na tabela, atrás de time que se tornaria campeão, o São Paulo. Em 13 rodadas, Oswaldo e o Santos conseguiram 8 vitórias, 4 empates e só uma derrota. O último jogo do treinador no clube foi um empate por 3 x 3 contra o América - SP.

Oswaldo comemorando um de seus muitos títulos no Japão.
Após sua primeira passagem pelo Santos, Oswaldo mudou muito seu modos-operante  e ganhou mais experiência, principalmente após sua vitoriosa passagem pelo futebol Japonês, onde foi tri campeão do Campeonato Japonês, Bi Campeão da Copa do Imperador e da Supercopa Japonesa, e por último campeão da Copa da Liga Japonesa. Foram 5 anos de glórias e aprendizados na Terra do Sol Nascente.

Em 2012 o técnico voltou ao Brasil para comandar a equipe do Botafogo, e em dois anos no clube conseguiu levar a Taça rio de 2012 e 2013, junto com o Campeonato Carioca de 2013. Oswaldo sempre foi muito perseguido pela torcida alvinegra, muitas vezes injustamente, pois sempre contou com um orçamento pequeno para montar grandes times, e mesmo assim fez um trabalho digno, alcançando bons resultados pelo clube.
Jogadores saúdam o técnico após título carioca em 2013.
No campeonato Brasileiro deste ano, ele levou o Botafogo ao topo da tabela de classificação, mantendo o time entre os 5 primeiros durante mais da metade da competição. No início o Botafogo se mostrou uma equipe forte e que dava sinais de que brigaria pelo título, mas foi perdendo jogadores importantes para o mercado da bola, como os jogadores Fellype Gabriel, e a jovem promessa de General Severiano, Vitinho. Os dois deixaram o Fogão para atuarem em clubes do exterior, um fez seu retorno ao Japão, enquanto o outro foi tentar a sorte na gélida Rússia. Até a parada que o campeonato sofreu em virtude da Copa das Confederações, o Botafogo liderava a competição, conseguindo manter um ritmo forte em suas atuações, fato que deixou o torcedor bem animado e esperançoso com o time.

Com orçamento e elenco limitados, técnico classificou o Fogão para a
Libertadores do ano que vem!
Como todo os outros times, o Botafogo também teve suas oscilações no longo campeonato, caindo um pouco de rendimento, colocando a "cabeça" do técnico Oswaldo em cheque, mas aos poucos a equipe foi se achando novamente em campo, e com a derrota da Ponte Preta na final da Copa Sulamericana, garantiu a vaga para disputar a pré- Libertadores, tendo chances de voltar à maior competição da América após 17 anos de fora.

O trabalho que Oswaldo de Oliveira conseguiu fazer com os garotos do Botafogo, além de conduzir um time cheio de problemas no elenco, e problemas financeiros, deixando a equipe em 4º lugar no BR-13, foram os atrativos que levaram o Santos a recontratar o treinador, que deseja continuar a sua boa sequencia de trabalhos, agora no litoral paulista.


Mano em seu primeiro ano no Timão.
Quando Mano Menezes chegou pela primeira no Corinthians em 2007, encontrou o clube juntando os cacos após ser rebaixado para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Dois anos antes, em 2005, Mano havia tirado outro grande clube da segunda divisão, o Grêmio, que subiu após um jogo dramático, mas que no fim, garantiu a volta do tricolor para a elite do futebol. O técnico ainda levou o Grêmio para disputar o título da Libertadores de 2007, perdendo a final para o Boca Juniors, antes de assumir o clube paulista.

A experiência de Mano pesou para a diretoria do Timão levar o treinador para ser o comandante do time em um ano delicado para sua história. Mas a fiel pôde ficar tranquila, pois Mano além de ser o campeão da segunda divisão, de quebra, ainda classificou o Corinthians para a final da Copa do Brasil de 2008. Um resultado que nem o mais otimista dos torcedores corintianos poderia prever, e que não terminou do melhor jeito possível para o lado alvinegro. O Sport conseguiu reverter a vantagem que o Timão havia conseguido no primeiro jogo, e derrotou o clube, levantando a taça de campeão da Copa do Brasil de 2008.
Zagueiro Durval levanta a taça de campeão do Sport.

O ano de 2009 guardava boas surpresas para o treinador gaúcho. Em sua segunda temporada à frente da comissão técnica do Timão, Mano ganhou dois títulos importantes. Campeão paulista invicto, ganhando a final em cima do Santos, com uma atuação de gala de Ronaldo, recém-contratado pelo clube. E no meio daquele ano, Mano finalmente conquistou a Copa do Brasil, título que havia deixado escapar no ano anterior, e dessa vez a vítima foi o Internacional. Mano deveria ter agradecido muito a diretoria por ter apostado em Ronaldo, que quando chegou ao clube, era uma incógnita, já que voltava de mais uma séria contusão no joelho. O jogador acabou mostrando à que veio, e foi peça fundamental no time do Corinthians, usando sua vasta experiência européia para liderar o clube nas duas conquistas de 2009.
Troco pela perda do título veio em 2009.

Em 2010, Mano teve seu pior ano no Corinthians, sendo eliminado pelo Flamengo nas oitavas de final da Libertadores, após passar pela primeira fase como o time de melhor campanha da competição. A eliminação não tirou os méritos do treinador com a diretoria e a torcida, que continuava a apoiar o treinador. A participação do técnico no clube iria chegar ao fim em Julho de 2010, após três anos de trabalho, que renderam 3 títulos ao treinador.

Diferente de Oswaldo de Oliveira,que saiu de um trabalho "ruim" para grandes campanhas, Mano Menezes saiu de um grande campanha, para dois fracassos em sequência. Quando deixou o Timão em 2010, o treinador assumiu o lugar de Dunga, demitido após ser eliminado do Mundial daquele ano, e virou o novo técnico da seleção Brasileira.

Primeira escalação de Mano na seleção Brasileira.
Em sua estréia, conseguiu uma vitória pra cima da seleção dos Estados Unidos, fazendo com que a seleção apresentasse um futebol empolgante, resultado da presença das novas jóias do futebol brasileiro no momento, Neymar e Paulo Henrique Ganso. Só que a passagem do técnico pela CBF foi um fracasso, que ficou marcada pela ridícula eliminação que o Brasil sofreu na Copa América de 2011. A seleção foi eliminada pelo Paraguai após perder 4 cobranças seguidas na disputa de pênaltis, depois de empatar o jogo no tempo regulamentar.

Após esse incidente, Mano não suportou a pressão da torcida e os maus resultados, como a medalha de Prata no Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ficando atrás do México, campeão daquela Olimpíada. Em Novembro de 2012, Mano foi demitido da seleção, e em seu lugar entrou Felipão, que mal chegou e já levou a Copa das Confederações para casa.
Derrota olímpica foi pesada para o futuro de Mano na seleção.

Neste ano, o treinador gaúcho assumiu o Flamengo, e mais uma vez falhou. Sem acertar a formação do time, e acumular derrotas e tropeços, o próprio técnico pediu demissão, alegando que o time não adquiriu a filosofia de jogo que ele utilizava, deixando o comando técnico do clube com o time na zona de rebaixamento, sendo um forte candidato a cair para a Série B. Jayme de Almeida então pegou o boné do Flamengo e conduziu a equipe até o título da Copa do Brasil desse ano.
Não adiantou gritar...  Time do Fla não se deu bem com o treinador.
Mano agora precisa ficar de olho para não apagar sua história no Corinthians, e tirar as duas últimas experiências como técnico de futebol, como um exemplo do que não deve ser seguido. Já Oswaldo terá a chance de se redimir, e provar que sua boa fase não é apenas temporária. Os dois treinadores tem plenas condições de exercerem grandes trabalhos, só depende deles acertarem na hora de montar seus times, e orientar seus comandados. Fazendo isso, os dois podem dar grandes alegrias para os Alvinegros paulistas.

Só resta esperar o que pode acontecer nos próximos capítulos da continuação dessas histórias...
Boa sorte aos dois em 2014!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário