Após ganhar fortuna com a venda de Bale, Tottenham não consegue "render" algumas de suas principais contratações.
![]() |
Eriksen, Chiriches e Lamela foram apresentados no mesmo dia. |
Com um jogador a menos e 100 milhões de Euros a mais na conta. Foi assim que o Tottenham começou sua preparação para a temporada 2013-14, que logo de cara sacramentou a transferência de sua principal estrela, Gareth Bale, para o poderoso Real Madri. Pronto, com o cofre cheio após a venda do galês, os Spurs poderiam sair as compras no mercado do futebol sem se "preocupar" com valores de jogadores que seriam interessantes para compor seu elenco.
A diretoria se mexeu rápido, e duranta a janela de transferências europeias, chegou a anunciar a contratação de três jogadores no mesmo dia. Durante a abertura de contratações, o Tottenham anunciou o acerto de 7 jogadores, que ao todo custaram 104 milhões de Euros ao cofres do clube de Londres. Entre estas contratações estão nomes importantes, como o atacante espanhol Roberto Soldado, o volante brasileiro Paulinho, e as promessas argentina e dinamarquesa, Erik Lamela e Christian Eriksen.
Mas até o momento nem todas as contratações parecem não estar se adaptando ao estilo do futebol inglês e ao clube. O Tottenham que chegou a ser apontado como um possível candidato ao título da Premiere League, e candidato à uma vaga na Champions League, faz apenas uma campanha mediana no Campeonato Inglês. Na classificação atual, os Spurs aparecem na 6ª posição, atrás por exemplo, do Everton, que não contratou a quantidade de jogadores do Tottenham, e ainda sim faz campanha melhor com um orçamento muito menor.
![]() |
Paulinho celebra gol marcado pelo campeonato inglês. |
Dos jogadores mais badalados que chegaram neste ano, apenas o brasileiro Paulinho consegue ter algumas boas atuações, contando com alguma falhas também, mas nada de anormal em um processo de adaptação. O volante reforçou um pouco a parte defensiva do time, principalmente no aspecto de marcação, e conta com recursos para se arriscar na parte ofensiva, chegando como um elemento surpresa por trás dos atacantes.
![]() |
Soldado comemora com Paulinho: Dupla consegue alguns bons momentos em campo de vez em quando. |
Soldado, que deixou o Valência para ser a fonte de gols do time londrino, não está conseguindo repetir a boa fase que teve em seu ex-clube, que o levou para a Seleção Espanhola. Nas 15 rodadas da liga inglesa, o atacante balançou as redes adversárias só 4 vezes, não justificando o investimento de 26 milhões de Euros feito pelo Tottenham. Mas não é apenas o jogador espanhol que não anda conseguindo fazer gols, todo o time encontra dificuldade para furar as defesas opostas. Foram 15 gols marcados pelos Spurs, o que dá uma média de 1 gol por rodada disputada, muito pouco pelo dinheiro gasto para reforçar o time. Luis Suárez, atual artilheiro do campeonato, sozinho já marcou 15 gols, a mesma quantidade que o elenco inteiro da equipe londrina.
A defesa do Tottenham também está diferente, e não demostra ser aquela mesma defesa estável da temporada passada. Em apenas um jogo, a equipe levou 6 gols do Manchester City, sua maior derrota o time. A contratação dos jovens e bons zagueiros Etienne Capoué e Vlad Chiriches, por enquanto não está surtindo resultado, e mais uma vez o processo adaptativo atrapalha o rendimento dos jogadores, que vinham de grandes temporadas por suas respectivas ex equipes. 16 gols ultrapassaram as redes do time, que conta com um saldo negativo, e -1 gol na conta.
Christian Eriksen deixou o Ajax após ganhar 4 títulos e defender a equipe durante 3 anos, para desembarcar em Londres para exercer a função de "maestro" nos Spurs, mas como os outros jogadores, oscila entre suas atuações, fazendo bons e maus jogos, bem diferente das suas atuações na Holanda. Mas o jogador mostrou uma pequena, mas importante evolução durante os últimos 2 jogos do Tottenham. A inexperiência internacional do jogador de 21 anos contribui para sua fase, que tende a ter melhorias até o termino da temporada, basta os torcedores em White Hart Lane terem paciência com ele.
![]() |
Christian Eriksen em ação pelo Tottenham. |
Erik Lamela, jovem promessa argentina, talvez seja o que mais esteja sofrendo na Inglaterra, e não consegue mostrar sua habilidade nas partidas, mesmo sendo muito batalhador, como todo jogador argentino. Lamela chegou no Totteham sendo a segunda contratação mais cara do ano, logo a pressão em cima do jovem de 21 anos começou antes mesmo dele entrar em campo pela primeira vez.
![]() |
Lamela comemora gol que fez pela Europa League. |
Nas primeira partidas não conseguiu se destacar e acabou dando lugar na equipe, para a também promessa, só que inglesa, Andros Townsend, que acabou sendo chamado para a seleção da Inglaterra após as boas atuações que teve no Tottenham, quando desbancou Lamela, colocando-o na reserva do time.
Lamela é um jogador com muito potencial e tem a maior perspectiva de se destacar pelo time futuramente, e assim como Eriksen, ele só precisa de tempo e de um pouco mais de confiança para poder embalar na Inglaterra, e ajudar o Tottenham nas disputas das competições europeias.
Se por um lado, no campeonato inglês os Spurs não vem muito bem, pela Liga Europa a torcida não tem do que reclamar. O time conseguiu a classificação antecipada para a fase de mata-mata da competição, com uma rodada de antecedência. Na última rodada da fase de grupos, o time misto do Tottenham aplicou uma goleada no Anzhi da Rússia, 4 x 0, com direito a três gols de Soldado. Será que agora o jogador consegue engrenar no ataque da equipe?
Gareth Bale certamente deixou saudades nos torcedores do Tottenham, mas a diretoria se portou bem, e contratou jogadores que conseguem segurar a barra durante a temporada, pois tem habilidade e sabem como jogar futebol, mas por enquanto as coisas não estão saindo como o planejado. Mas o torcedor não precisa se desesperar, e quando a equipe der liga, o time tem grandes chances de figurar nas disputas grandes, como no campeonato inglês e na própria Liga Europa, e tendo chances reais de estar na próxima Champions League. Tudo que o time precisa agora, é da ajuda do tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário