quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Europa - Brasil Caminho perigoso

Muitos torcedores idealizam a vinda de jogadores que atuam no futebol europeu vindo jogar no Brasil.

Com a atual crise no continente Europeu e a força financeira dos times brasileiros, ainda mais com a possibilidade das dívidas serem zeradas, o sonho de trazer jogadores que atuam no futebol europeu só tende a aumentar.

Este sonho vem sendo possível nos últimos campeonatos, principalmente por parte do Botafogo, que contratou Lodeiro do Ajax e ninguém menos do que o multi campeão e respeitadíssimo Seedorf do Milan, mesmo este já tendo 38 anos, mas ainda joga em alto nível, e bota muito jogador no "chinelo".

Outro clube que também começou esse processo foi o Corinthians que contratou Paolo Guerrero, que jogava no Hamburgo da Alemanha. Guerrero foi o autor do gol que deu o título mundial para o Timão contra o Chelsea no final do ano passado.
Porque não podemos sonhar com grandes jogadores em território Brazuka?!
A grande questão a ser tratada, sem dúvida, é o calendário adotado no Brasil. Um calendário onde as datas FIFA não são respeitadas, pois não acontece uma paralisação do campeonato Nacional, em que os times que tem jogadores que se destacam são prejudicados, exatamente pela razão dita acima. Pois quando o jogador se destaca, na grande maioria das vezes será chamado para defender as cores de seu país, e no Brasil quando isso acontece o time que projetou o jogador, é seriamente prejudicado pela não paralisação da competição que participa.

Existe ainda a grande discussão da redução de datas nos Campeonatos Estaduais que só acontecem no Brasil, e os times de menor porte não conseguirem se manter até o fim do ano, pois as datas para estes acaba assim que são eliminados da Copa do Brasil e de seus respectivos Estaduais. É óbvio que a participação dos times nominados como pequenos nas Séries D e C, ajudam-os a se manter e assim gerar receita. Mas será difícil destes times chegarem à alguma decisão das competições que aqui acontecem, como pode ser visto na Inglaterra por exemplo, onde um time da 4ª divisão enfrentou o Swansea,da 1ª. Foi um massacre, onde o time da elite inglesa aplicou uma goleada de 4x0 em cima do Bradford. Mas o time estava na decisão da Copa da Inglaterra.
Anúncio de Bradford (4ª divisão) x Swansea (1ª divisão) da esquerda pra direita

A reestruturação do nosso campeonato será um passo muito importante para as tão sonhadas contratações de estrangeiros, e para isso acontecer de verdade, e sair do projeto de sonho, e vir para o mundo dos contratos o campeonato deve ser fortalecido tecnicamente, em nível de arbitragem e jogadores, e deve ser melhor divulgado para o Continente Europeu.

Outra questão antiga, que está sendo resolvida com as novas Arenas e Estádios são os gramados, como todos sabem no Brasil, vive sendo maltratado pelo excesso de jogos, havendo casos de 3 jogos no mesmo gramado, sendo assim a grama não possui tempo de recuperação, o que se torna até um caminho para as lesões de alguns jogadores.

Juntamente com todos estes fatores ainda temos as questões das férias dos jogadores, que por LEI, deve ser de no mínimo 30 dias, e o que pode ser percebido é bem diferente. Com o advento da evolução dos meios de telecomunicação não é difícil conseguir informações sobre como as coisas são feitas no Brasil. Onde a Pré-Temporada é inexistente e as competições se atropelam por elas mesmas.
Desta maneira nenhum jogador irá sair do conforto da Europa, onde as normas são respeitadas, para vir jogar aqui.
Mattia Destro, revelação do Calcio pela Roma, que poderia ser contratado graças às mudanças no Brasileirão

Contratar grandes nomes ainda é difícil, mas os clubes começaram bem e com a chegada do Movimento Bom Senso FC, que pede por melhorias em vários aspectos entre os aqui citados. As torcidas abraçaram o movimento e tomara que isso dê certo, pois só irá melhorar nosso futebol e os espetáculos dentro de campo.

Enquanto isso não acontece vamos com calma
Se pelo menos uma parte desse conjunto de melhorias for feito, os times não precisarão contratar apenas jogadores perto da aposentadoria ou que se tornaram esquecidos em seus times no Velho Continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário