quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Renegados são bem vindos

O Atlético Mineiro vem se dando muito bem na contratação de "rejeitados".

Esse ano de 2013 foi simplesmente histórico para o Clube Atlético Mineiro com a conquista da Taça Libertadores da América pela primeira vez em sua história mais do que centenária. 
Para isso o Galo contou com alguns jogadores em especial, dentre eles: Leonardo Silva, Guilherme, Vitor, Diego Tardelli e ninguém mais ninguém menos do que Ronaldinho Gaúcho.

O zagueiro Léo Silva e o meio-campista Guilherme, foram ídolos no Cruzeiro, maior rival do Atlético. Isso dificultou a aceitação da torcida por parte dos jogadores, exatamente pelo seu passado cruzeirense. Mas isso foi mudando com o tempo e claramente com as atuações dentro de campo.

No caso de Léo Silva, a receptividade veio antes de Guilherme. Por ser um zagueiro alto, pela impulsão que possui e ao mesmo tempo ser muito técnico, , se destacou rapidamente e depois vários gols marcados, principalmente de cabeça, caiu nos braços da torcida atleticana. Léo Silva marcou o gol que levou o Atlético para a disputa de pênaltis da Libertadores desse ano e se consagrou com a camisa alvinegra. Mas outro gol em especial ajudou e muito o zagueirão à ser "aceito". O gol marcado aos 47 minutos do segundo tempo contra o Fluminense, pelo Brasileirão do ano passado. 
Gol de Léo Silva.

Já Guilherme, teve muito mais dificuldade de se adaptar à esta desaprovação da torcida. Como passou muito tempo no departamento médico do clube, a torcida começava a se mostrar muito impaciente em algumas ocasiões, pois o meio-campo não conseguia render o que era esperado da parte dele. E com o investimento feito pela diretoria essa repudiação só tendia à aumentar. Guilherme não estava sendo decisivo nas partidas em que atuava, como costumava ser quando jogava com a camisa azul. Mas isso foi mudando e depois de entrar em plena forma entrou em vários jogos e mostrou sua verdadeira importância. O jogo que o "salvou", aconteceu contra o New's Old Boys, onde o Galo precisava reverter um placar de 2x0 sofrido na Argentina. E com um gol perto do fim da partida Guilherme levantou a torcida com um chute de trivela que terminou no fim do barbante. E mais uma vez a partida foi decidida apenas nas penalidades, onde o Galo conseguiu a classificação para a final da Libertadores.
Gol de Guilherme pela Semi-Final da competição.

Diego Tardelli já está em sua segunda passagem pelo clube alvi-negro. Também foi fundamental na campanha da conquista do título da Libertadores deste ano. Mas já chegou em Belo Horizonte como um ídolo da torcida, pois sua primeira passagem foi histórica.
Contratado no ano de 2009, Tardelli veio do Flamengo, outro grande rival do Atlético, mas dessa vez em âmbito interestadual. O atacante não veio cheio de expectativas, pois tinha acabado de se recuperar de uma grave lesão sofrida ainda com a camisa rubro-negra, onde havia quebrado o braço.

Tardelli com a amarelinha
Diego Tardelli contrariou todas as expectativas e quase conseguiu levar seu time à conquistar o Brasileirão de 2009, porém como estava jogando muita bola, foi convocado seguidamente para a Seleção Brasileira, e desfalcou o Atlético em várias partidas importantes e o clube terminou apenas na 7ª colocação da competição. Ele foi o artilheiro do campeonato marcando, 18 gols no total e foi o maior artilheiro no mesmo ano.

Diego Tardelli comemorando gol
Outro jogador que veio do Flamengo com muita, mas muita desconfiança mesmo, foi Ronaldinho Gaúcho. O jogador não conseguiu render o que seu salário de 1 milhão e meio de reais exigia. Mesmo ajudando o Flamengo à chegar na Libertadores, não deu o retorno esperado e foi só se desgastando com o treinador, que na época era Vaderlei Luxemburgo e foi corroendo sua relação com a torcida flamenguista.
Problemas extra-campo não permitiram a continuidade do trabalho nem de R10, nem de Luxemburgo no Flamengo
Após rescindir contrato, demorou poucos dias para se juntar ao elenco atleticano, e levou o Atlético ao Vice-Campeonato brasileiro do ano passado e ao título da Libertadores deste ano, com jogos simplesmente incríveis. Contribuiu com vários passes e alguns gols dentro da competição, fora o auxílio para os jovens do elenco, que sem dúvida conseguem aprender muito vendo Ronaldinho jogar.
R10 com a Taça da Libertadores da América

Agora na disputa do Mundial de Clubes, mais um título que o Galo está lutando para conseguir, o Atlético jogará contra o Raja Casablanca do Marrocos, para chegar na tão esperada disputa contra o Bayern de Münique. 
Na possibilidade da conquista, será mais um feito histórico tanto para o clube, quanto para os jogadores, que foram muitas vezes criticados em excesso e conseguiram com muito êxito dar a volta por cima, sendo até exemplo de superação, no meio futebolístico.
Se este Mundial vier....
Rejeitados: Por favor compareçam à portaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário