terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Se inspire no passado; Não pare no presente

O Sport Club Internacional decepcionou mais uma vez no cenário nacional.


O Internacional inaugurou a temporada no Campeonato Estadual Gaúcho levantando o caneco, mas sem jogar a final contra o Grêmio, seu maior rival, pois o tricolor estava na Libertadores deste ano. Não que isso desmereça o título do Inter, mas em uma época onde os estaduais ficam cada vez mais em evidência por causa do calendário, logicamente a importância da competição diminui.

Há muitas temporadas em âmbito nacional o "Rolo Compressor", apelido dado nos anos 40, por um time extremamente ofensivo, vem decepcionando seus torcedores, pois mesmo sendo um grande campeão intercontinental, tendo conquistado a Taça Libertadores em 2006 e 2010, o time raramente consegue brigar pelo título do Campeonato Brasileiro, ganhando sua última competição nacional em 1979.

Nas últimas 4 edições do campeonato a melhor colocação do Inter foi quando acabou o campeonato na 5ª colocação em 2011. Lembrando que pela conquista da liberta, o colorado não precisava entrar no G4 para se classificar para a disputa do título.

Mesmo sabendo que o Internacional estava jogando sempre fora de seus domínios, o elenco e os gastos feitos neste ano não permitem ao time brigar para não ser rebaixado. Com contratações de peso como Diego Forlán, melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, e uma grande manutenção do elenco do ano passado, mantendo várias peças o time obrigatoriamente teria que estar em uma posição melhor.
O Clube do Povo tem apenas 11 vitórias neste ano, ainda falta um jogo para o término do brasileirão, sendo que 7 foram "dentro de casa".

Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart comemorando gol contra o Santos
Fazendo um contraponto com o atual campeão nacional Cruzeiro, que fez muitas contratações, porém em sua grande maioria de jogadores jovens e com um grande potencial de desenvolvimento, dentre eles Éverton Ribeiro vindo do Coritiba, Dedé,  zagueiro de seleção brasileira, Ricardo Goulart, que se destacou no Goiás pela Série B do ano passado. Além de outras contratações de garotos, com exceção de Dagoberto, praticamente todos os nomes citados tem menos de 30 anos de idade. Fazendo com que o time Celeste pudesse desenvolver os talentos sem muita pressão, pois os preços pagos foram até modestos. Éverton Ribeiro por exemplo custou apenas 4 milhões de reais para os cofres azuis e hoje é especulado por clubes da Europa.

Enquanto isso o time do sul só contratou os famigerados "medalhões" do futebol: Forlán, como citado anteriormente, Alex, que é ídolo da torcida colorada, Jorge Henrique que já havia ganho a libertadores com o Corinthians, Willians ex-volante do Flamengo que atuava no futebol português e o grande nome na janela de transferências do meio do ano sem dúvida alguma foi Scocco, que fez uma belíssima Libertadores, quase decidindo o jogo de ida da Semi-Final na Argentina contra o Atlético MG, quando ainda jogava pelo Newell's Old Boys.
Nenhuma destas contratações respondeu a altura, tanto é que o garoto Otávio,vindo das categorias de base do clube, simplesmente colocou Diego Forlán para esquentar o banco de reservas.

O Campeão de Tudo já conquistou muitos títulos internacionais nesta década. 2 libertadores, Recopas, foi o 1º time brasileiro à conquistar a Taça Sul-Americana, Bi-Campeão Mundial de clubes, batendo o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho melhor do mundo naquela temporada,entre outros. Seguindo esta lógica de conquistas internacionais, onde todas as competições seguem o caminho do saudoso Mata-Mata, sem dúvida o Internacional seria o time com maior número de títulos dentro do continente da América do Sul e do Brasil se a fórmula não tivesse sido alterada no ano de 2003.
Apresentação de Ignacio Scocco e Alex
Com um bom planejamento por parte da diretoria, decidindo se Clemer seguirá ou não no comando da equipe e mantendo a base desta equipe repleta de jogadores com nomes extremamente respeitados , voltando a jogar no Beira Rio, sem dúvida alguma o Inter será "obrigado" a disputar o título do brasileiro.

Em conformidade com o que foi descrito e adicionando o grande elenco do Inter que possui jogadores da seleção Brasileira, Uruguaia e Argentina, representados por Leandro Damião, Forlán e Scocco, este time não pode passar desapercebido por 5 anos seguidos sem se quer conseguir pleitear uma vaga na Libertadores para o ano de 2015.

O clube que apresenta o maior número de sócio-torcedor do país, com mais de 100 mil associados, não pode viver das conquistas do passado. Toda a receita gerada pela torcida, assim como pelos acordos com os patrocinadores de camisa e de televisão, o Sport Club Internacional deve restaurar o temor de se jogar no Rio Grande do Sul, de seus adversários tremerem ao ver o "mar vermelho" de sua torcida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário