terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Segurem o Touro!

Com temporada "perfeita", Espanhol reencontra seu estilo de jogo, supera lesões e volta ao topo do Tênis mundial.



Em Janeiro de 2012, Nadal já dava sinais de que
teria problemas com os joelhos no ano.
Rafael Nadal voltou às quadras neste ano como uma Fênix, renascendo das “cinzas”, depois de um 2012 conturbado entre lesões e tentativas de voltar a jogar, devido à uma tendinite crônica nos dois joelhos. O problema lhe rendeu um tratamento diferente para sua recuperação, por ser mais eficiente.

Nadal foi submetido ao procedimento de plasma rico em plaquetas, conhecido como PRP, que funciona da seguinte maneira: Retira-se uma pequena quantidade de sangue do atleta e após isso o sangue é colocado em uma centrifuga para separar seus elementos, e depois de separados, as plaquetas presentes no sangue são recolhidas e aplicadas no local da lesão.

Mas em 2013, o espanhol mostrou por que já foi considerado o melhor jogador do mundo da bolinha verde. Aguerrido como sempre, Nadal conseguiu retornar em grande estilo, conquistando Opens e Grand Slams.

Quando o ano começou, Nadal não atuava desde Wimbledon, ou seja Julho de 2012, resultando na queda do atleta para o 5º lugar no ranking da ATP, posição que não ocupava desde 2005, mas isso não desmotivou o tenista, pelo contrário, isso era a motivação que faltava para ele.
Derrota para Lukas Rosol (Esq.) em Wimbledon, marcou o início da sina
de Nadal em 2012 e começo de 2013.

Na primeira competição que disputou em 2013, o torneio de Vinã del Mar, o “Touro Miúra” conseguiu chegar até a final, mas foi derrotado por Horacio Zeballos. Sem desmerecer o título de Zeballos, vale lembrar que Nadal, ainda não estava 100% fisicamente e emocionalmente.

Emoção de Nadal ao ganhar seu título mais importante da temporada,
o 8º título do saibro de Roland Garros.
A derrota acordou o “monstro” dentro do tenista, e a partir de então, foram alegrias seguidas de glórias para ele. Foram 10 títulos conquistados, em 16 torneios disputados no ano, após 7 meses encostado devido ao problema nos dois joelhos. Além dos 10 troféus, ele ainda disputou 13 finais e chegou às semis em 15 competições.


A única disputa em que Nadal não foi feliz foi a segunda mais importante do calendário do Tênis, o lendário Torneio de Wimbledon, em que foi eliminado pela primeira vez em sua carreira na estréia de um Grand Slam. Mas os números da temporada não deixam dúvidas da capacidade do espanhol, que começava a sofrer desconfiança por parte de críticos, outros tenistas e até por seus fãs, que estavam preocupados com a saúde de seu ídolo.


Nadal e Djokovic na final do US Open:
melhor final dos torneios da temporada
“El Touro Miúra” somou 74 vitórias e apenas 6 derrotas, sendo 3 delas para o sérvio Novak Djokovic, que protagonizou duelos épicos com Nadal, como as semifinais dos torneios de Paris e Montreal, ou a fantástica final do US Open, onde os “gladiadores” batalharam por mais de 3 horas de partida. Nadal se sagrou Bi-Campeão do US Open depois de aplicar 3 sets contra 1 de Djokovic, então 1º colocado do ranking.


Mesmo campeão em cima do espanhol em Pequim,
Djoko perdeu o posto de nº 1 para Rafa.

Rafael Nadal foi oficializado novamente como nº 1 do ranking da Associação de Tenistas Profissionais no dia 7 de Outubro, antes de estrear no ATP 500 de Pequim. Mesmo com Djokovic na cola.
Rafael conseguiu manter-se firme na primeira colocação, independente da derrota sofrida para o sérvio no próprio torneio chinês, e no ATP Finals, em Londres.


Durante o Finals londrino, a Associação se rendeu à Nadal para coroá-lo com os prêmios de Melhor Jogador do Ano e Melhor Retorno do Ano, justificável pela incrível evolução apresentada pelo espanhol em todas as suas disputas até aquele momento.
A redenção de Nadal:
Melhor Tenista e Melhor "Volta por Cima"
Depois dos feitos conseguidos, a expectativa em torno do desempenho de Nadal no ano que vem é grande, mas as dúvidas sobre a quantidade de esforço físico que seus joelhos irão aguentar ainda pairam sobre o espanhol de 28 anos. Será que Nadal terá outro ano de rei, ou voltará a frequentar as salas de fisioterapia?

Pelo bem do Tênis de alto nível, continue assim Touro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário