sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Entrando de Bico

Novos carros da Formula 1 apresentam novo bico, e com design um tanto quanto duvidoso para a temporada de 2014.


Os principais eventos da Fórmula 1 antes de começar oficialmente a temporada, são as apresentações dos novos carros das equipes participantes. E esse ano as apresentações, além das grandes produções envolvidas, deram mais um detalhe para os fãs dos motores comentarem. É um detalhe curioso que chama a atenção do torcedor logo de cara, o bico do carro. Por causa de mudanças no regulamento, as montadoras tiveram que reduzir o comprimento e a largura do bico de seus bólidos, por questões técnicas, que envolvem principalmente a troca dos motores V8 por motores V6.


Na apresentação oficial a Mclaren anunciou: " O novo MP4-29 nasceu"
Sim, e é um menino...
E algumas das competidoras resolveram "inovar" no projeto do bico, deixando o carro com um visual estranho e bem diferente do que era visto nos anos passados. Mclaren, Force India, Williams, Sauber e Toro Rosso optaram por alongar a parte da frente do carro, deixando os seus modelos" narigudos", fato que gerou diversas piadas na internet. Muitos torcedores, e até alguns comentaristas estão chamando os carros dessas montadoras de "Gonzo" ou "Lula Molusco", referente ao formato do polêmico bico, que chega a ser até engraçado em alguns casos. A Equipe Lotus não projetou seu carro com "nariz", mas não deixou de ser assunto, já que apresentou um carro com frente de "tomada". Duas aberturas assimétricas na frente do bólido preto e dourado.
E22 ,o carro "Tomada" da Lotus

Se por um lado veio a inovação e a ousadia, em outra mão as equipes mais tradicionais resolveram não aderir a nova onda de design. Ferrari, Mercedes e RBR mantiveram seus modelos mais discretos do que os das rivais, e como resultado, acabaram com os modelos mais bonitos, na visão de quem escreve. Ferrari e Mercedes mantiveram a ideia de bico do ano passado, porém diminuíram o tamanho da abertura, que era um pouco exagerada, e agora eles acertaram em cheio. Já a RBR teve uma das melhores sacadas de marketing para aplicar em seu projeto. Talvez essa não tenha sido a ideia principal, pode ter sido apenas uma coincidência, mas ao olhar para a frente do carro, o bico do modelo faz o fã de automobilismo ver o formato do nariz de um touro, mascote da Red Bull, dona da RBR.
RBR e seu "focinho" de touro

A Ferrari que também investiu em uma jogada de marketing genial, com o nome do carro da temporada de 2014. O novo modelo se chama F14-T, porém prestando bem atenção, e substituindo os números por letras é possível ver o nome da dona da Ferrari, a montadora italiana Fiat, quase que uma mensagem subliminar. Bem pensado Ferrari, bem pensado...
A nova Ferrari F14-T, ou Ferrari Fiat.

Todos os novos carros, feios e bonitos, estarão presentes no esquenta da F1 para a temporada, nos testes dos carros que acontecem em Jerez de La Frontera, na Espanha. Essa é a última oportunidade que as equipes tem para fazer modificações mecânicas e aprimorar seus projetos antes do negócio começar a ficar sério, e logo nos primeiros treinos livres, o que marcaram os testes foram justamente os problemas nos carros, e o domínio das equipes Mclaren e Mercedes, donas dos melhores tempos até então. A Ferrari também se mostrou melhor do que a temporada passada, juntamente com a surpreendente Williams, e nos testes as duas ficaram apenas de 0,5 a 2 segundos atrás das líderes de tempo, uma pequena mas considerável evolução, para ambas.

Mercedes W05, o mais bonito entre os modelos...

Entre todos os modelos já apresentados, de longe, o mais bonito é o da Mercedes, que dá a impressão de um carro feroz, mas com elegância. E logo atrás, RBR e Ferrari dividem a segunda colocação entre os carros mais bonitos. Já o modelo mais feio certamente é o da Caterham, que dá impressão que ficou faltando um pedaço em sua frente. Entre muitos carros feios, a tradicional montadora inglesa conseguiu se superar dessa vez...


Caterham CT05, o mais feio do ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário