sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Fica pra próxima, Fera!

Pela temporada arrasadora, Ballon D'Or vai para... Franck Ribery!


Francês "calou" o velho continente...
Apesar de seus números no ano, Cristiano Ronaldo deve ficar mais uma vez em segundo lugar no prêmio de Melhor Jogador do Mundo da Fifa, chegando a cinco vice-colocações seguidas. Mesmo com um ano irregular de Lionel Messi, seu arquirrival pela disputa da Bola de Ouro, o francês Franck Ribery vai levar o prêmio para sua estante neste ano, frustrando mais uma vez os planos do atacante português, cotado por muitos para ser eleito o melhor da temporada.

Ribery colocou a Europa "em suas mãos" com o Bayern.
Os critérios para se escolher o melhor do mundo são muitos, e certamente os números dos jogadores são importantes, mas um aspecto é usado para “separar” os atletas: títulos conquistados na temporada. Mesmo tendo os melhores números entre todos os jogadores da Europa na maioria dos fundamentos, Cristiano Ronaldo não faturou nenhum caneco com o Real Madrid em 2013. Messi, conquistou o Espanhol, mesmo sofrendo com seguidas lesões, principalmente nas fases finais das competições que disputava. Enquanto Ribery “exterminou” seus concorrentes e ganhou tudo que disputou com o Bayern de Munique. Tríplice coroa inédita para o time Bávaro: Campeão Alemão, Campeão da Copa da Alemanha e Campeão da Uefa Champions League, além do Mundial de Clubes.

CR7 "voa" sobre Evra. Impulsão do jogador é mais um
de seus pontos fortes.
Muitos especialistas da bola consideram CR7 o jogador “mais completo” do futebol, pois ele é rápido, forte, alto, bom de cabeceio, possui técnicas de drible e ainda chuta bem com as duas pernas, fundamentos que faltam em seus adversários ou que não são tão bons quanto o do português, como em Messi e Ribery, por exemplo.

Ao mesmo tempo em que coleciona milhares de fãs, a proporção de pessoas que não gostam do “gajo” é igual ou superior, mas em uma coisa eles concordam: Apesar de ser um jogador fora do comum, CR7 raramente consegue decidir um campeonato, o que lhe rendeu uma injusta pelo desempenho, mas justa fama de “pipoqueiro”. Quando teve a chance de se consagrar, perdeu um pênalti pelo Manchester United na final da Champions de 2008, contra o rival inglês Chelsea. Por sorte o erro de Ronaldo não fez falta e o Manchester sagrou-se campeão e o português foi eleito o melhor do ano naquela temporada. Única Bola de Ouro de sua carreira até o momento.



Se não fosse o argentino, seria Ronaldo o recordista de bolas de ouro.
O empecilho de Ronaldo para não ter se tornado o melhor do mundo outras vezes tem nome e sobrenome: Lionel Messi. Se não fosse pelo craque argentino, o recorde de 4 Bolas de Ouro seguidas seria do português, e não do jogador do Barça, em que fica atrás na disputa com o argentino desde 2009. CR7 deu azar em ser contemporâneo de Messi, talvez se ele fosse uns 10 anos mais novo ou mais velho, teria mais chances de ser melhor do mundo. Se continuar jogando neste nível, Cristiano Ronaldo, mesmo com 28 anos, ainda tem muitas chances de concorrer ao prêmio da Fifa nas próximas temporadas.

Muitas surpresas já envolveram a premiação de final / começo de ano da entidade maior do futebol, como a escolha do zagueiro Fábio Cannavaro como melhor do mundo em 2006, escolha que foi claramente influenciada pela conquista da Copa do Mundo pelo Capitão italiano, e que na opinião do escritor, não merecia ganhar o prêmio, mas isso é outra história.



"Eu Sou Rei Daqui" - Frase de Cristiano Ronaldo depois de marcar
seu segundo gol nas Eliminatórias da Copa, contra a Suécia
Essas surpresas dão um fio a mais de esperança para Ronaldo, que segundo jornais espanhóis, teria mudado de ideia e decido comparecer a cerimônia de premiação por achar que tem chances reais de ganhar a disputa, principalmente após a espetacular repescagem para a copa contra a Suécia, onde o gajo marcou três gols, colocando Portugal no Brasil no ano que vem. Outra marca importante para Cristiano foram os 9 gols que ele marcou na fase de grupos da Champions League, mais um recorde pro currículo do português.

É melhor CR7 não ficar muito empolgado e tomar cuidado, que como já foi comentado, não foi campeão de nada em 2013. Por isso é tão difícil ver Ribery deixar escapar a tão cobiçada taça de ouro da dona Fifa, que já foi eleito pela Uefa o melhor jogador da Europa. O próprio francês já se intitula o "Melhor jogador do Mundo" em suas entrevistas, dizendo até que sonha com a conquista todos os dias, enquanto espera a escolha que está marcada para a próxima Segunda feira (13/01).

Apesar de toda a mobilização feita por torcedores espanhóis e portugueses para CR7 faturar, Ribery vai ser o Melhor do Mundo da Fifa em 2013, mesmo não sendo...

Ribery segurando o prêmio de melhor jogador do Mundial de Clubes


Nenhum comentário:

Postar um comentário