quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Por que não usar a base?

Nenhum time paulista classificou-se para a disputada Copa Libertadores 2014, até por esse motivo, não tivemos uma grande quantidade de contratações por parte dos grandes clubes do estado, salvo o Palmeiras, que contratou muito para seu centenário.


Desde 1998, nenhuma Libertadores havia ficado sem representantes paulistas na competição. Este ano, o campeonato estadual ganhou uma importância muito maior por esse fato, se antes era chamado de “paulistinha”, hoje será um torneio muito mais competitivo, mas apesar dessa importância maior que será dada ao estadual, o nível técnico disputado ainda é muito baixo, e é uma excelente oportunidade para a utilização dos garotos da base que ganhariam experiência e poderiam acabar se destacando.

               
Ademilson é um jogador do SPFC que veio da base
Pensemos na situação do São Paulo. O time paulista contratou apenas um jogador, até o momento, na janela de transferência, o lateral Luis Ricardo. Pelo futebol apresentado no ano passado, é fácil perceber que o time é instável, com seus defeitos e suas perfeições. A carência de um centroavante (Aloísio que foi vendido e Luis Fabiano que não está em boa fase) seria uma ótima opção para experimentar os jogadores que disputaram a copinha.

                O mesmo vale para o Corinthians, porem na lateral direita, pois Alessandro se aposentou e Edenilson está partindo para Udinese. O clube possui para a posição o contestado Diego Macedo e agora Fágner, porém nenhum dos dois é ainda muito aclamado pelos torcedores e comissão técnica.

                Para o Palmeiras a situação já não é tão aberta como para os rivais. O clube investiu bem nas contratações e deve usar jogadores mais experientes para o centenário, porém alguns nomes ainda não dão muita segurança, o que poderia abrir a oportunidade para os garotos.

               
Gabigol e Victor Andrade agora profissionais do Santos
O Santos nem precisa falar muito. O Peixe sempre se destacou pela utilização da base nas competições: Alisson, Victor Andrade e Gabigol são alguns dos jogadores que já começaram a ser utilizados nesse inicio de temporada pelo técnico Oswaldo de Oliveira.

                Uma alternativa que os times aderem muito é o empréstimo de jogadores para os clubes do interior, algo que não é tão proveitoso quanto acompanhar o atleta de perto. Esse ano é o melhor ano desde 1998 para acharmos e dar oportunidade a novos talentos. Por que não usar a base?

Nenhum comentário:

Postar um comentário