quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Nova chance para aproveitar a base Corinthiana



Robinho e Neymar, crias do Santos
Há cerca de um mês tivemos a final da Copa São Paulo de Futebol Junior, em que o Santos se sagrou campeão pela terceira vez no torneio. A equipe do litoral paulista é um dos maiores exemplos de formação de craques do nosso país, não apenas na questão técnica e profissional, como também na questão financeira e no marketing. Neymar, um dos melhores jogadores que vieram da base, foi vendido no ano passado por valores astronômicos e ainda imprecisos (devido às investigações da polícia espanhola). Diego, Robinho, Ganso... São alguns dos jogadores que encheram o bolso do Santos nos últimos 10 anos. 

Marquinhos enquanto jogador do Corinthians, 2012
Ao contrário do rival, o Corinthians não consegue ter o mesmo aproveitamento com os garotos da base. Em 2012, muitos dizem que foi o pior negócio da história do Corinthians: A venda do zagueiro Marquinhos para o Roma-ITA. O Corinthians emprestou o jogador para a equipe italiana com a intenção de dar experiência ao jogador e receberia 1,5 milhões de euros pelo empréstimo de um ano, até aí um bom negócio. Porém, o Roma fixou o preço de cerca de 3 milhões de euros caso o time quisesse comprar o jogador ao fim do empréstimo. O atleta agradou o treinador, que logo o deixou como titular, e assim foi chamando a atenção de outros clubes europeus, como o Barcelona que ofereceu 20 milhões de euros pelo zagueiro, recusado pelo time italiano. Meses depois o jogador foi vendido ao PSG por mais de 30 milhões de euros. Com essa venda à equipe francesa, o Corinthians recebeu mais 1,5 milhões de euros.

Malcon subiu recentemente pela carência de atacantes
Essa, porém, não foi a única negociação ruim do Timão: Willian e Jô,  destaques do terrão foram rapidamente vendidos, sem muita relutância.
Algo de errado é feito na base do Corinthians, para o maior campeão da Copa São Paulo de Juniores não conseguir extrair o melhor da garotada. Agora, o ex-capitão Alessandro assume o posto de coordenador técnico e terá a missão de notar os melhores da base e passar para a comissão técnica.

Basta ver se com essa possível reformulação do elenco, o Timão saiba aproveitar e valorizar os garotos, assim como sempre fez o rival, Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário