sexta-feira, 7 de março de 2014

Aposentadoria é para os fracos

Vários jogadores tiveram uma carreira brilhante e entenderam qual o melhor momento para se aposentar, dentre estes o mito Zidane, infelizmente o grande carrasco da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1998, que ocorreu na França. Zidane se aposentou até cedo, 33 anos, e com isso um ídolo do Real Madrid e dos apaixonados por um futebol bem jogado se sentiram órfãos de um craque dentro e fora dos gramados, tirando as polêmicas é claro.
Afinal ninguém é de ferro.


No entanto alguns outros jogadores não souberam o exato momento de parar. Em alguns casos como o de Ronaldo, o Fenômeno. Sua aposentadoria não foi uma das piores, porém passou longe de ser uma saída com holofotes, e para um jogador do tamanho de Ronaldo, (BA TUN TSS) isso seria muito bacana. Mesmo sem conseguir ter um bom desempenho no final de sua carreira, comparado aos tempos de Europa, conseguiu conquistar a Copa do Brasil de 2009 pelo Corinthians, sendo um jogador fundamental para levantar a taça. Já na Libertadores no ano seguinte, teve uma performance pífia e o Timão acabou eliminado da competição.


Com certeza existem outros vários exemplos de jogadores que perderam o “time” para abandonarem o futebol, e por favor sintam-se a vontade para fazer sugestões de outras figuras da bola.

Agora sim chegamos no ponto principal do texto, onde vemos jogadores mais do que veteranos que seguem atuando em times de menor importância, por assim dizer.

Iniciando esta pequena lista com Fábio Júnior,36, que atua pelo Minas Futebol, pela 1ª divisão do Campeonato Mineiro.
Este atacante que já atuou por vários clubes de 1ª grandeza no Brasil, por exemplo: Cruzeiro, Atlético Mineiro, Roma (Itália). No time celeste conquistou a Copa do Brasil no ano 2000.
Ganhou também a 2ª divisão alemã com o Bochum, na temporada 2005/2006.
É um jogador que sempre se destacou pela sua eficácia na frente do goleiro. Na maioria das vezes foi o artilheiro dos times por onde passou. Porém a idade chega para todos e com isso a resposta do corpo diminui, o que acarreta um menor interesse dos clubes grandes em contratar este jogador, mesmo com uma excelente história no futebol.
Desde 2009 Fábio Júnior atua em Minas Gerais, representando em primeiro plano a camisa do América Mineiro e como dito no começo, hoje está no Minas Futebol e já marcou 3 gols neste estadual.

Partindo para o estado de São Paulo podemos presenciar um grande jogador, pelo menos era assim um bom tempo atrás, operando pelo Tanabi. Clube que joga na 4ª divisão do Campeonato Paulista.
Este jogador é nada mais nada menos do que Viola. Aquele mesmo que fez história com a  camisa de vários times e já conquistou vários títulos dentro do Brasil. Dentre eles, a Copa Conmebol com o Santos e o Torneio Rio-São Paulo, Mercosul e Campeonato Brasileiro com as cores do Vasco.

No ano de 2005, a decadência de Viola começou por completo. Ele foi contratado pelo Flamngo, porém lá não foi minimamente aproveitado, não conseguiu entrar em campo uma vez se quer. A partir deste ano Viola foi se transferindo ano após ano para clubes de menor escalão, e de menores divisões dos campeonatos estaduais dos times para os quais atuava.
Hoje com 45 anos chegou ao fim da linha quando assinou contrato com o Tanabi, da Série B ou 4ª divisão do Paulista, com todo respeito a instituição é claro e não menos ao jogador.

O Mito, a Lenda, o Perspicaz Túlio Maravilha é sem dúvida alguma, o cara da não aposentadoria. Buscando os tão famigerados MIL (1000) gols em sua carreira, lembrando que esta conta é apenas do jogador. Pelas notas oficiais, foram 952 gols, o que não deixa de ser um número alto e invejável, "digasse de passagem".
Revelado nas categorias de base do Goiás,onde marcou 187 gols, Túlio que é uma figura caricata do nosso futebol, foi ídolo no clube Esmeraldino, mas não tanto quanto no Botafogo, onde criou uma identificação simplesmente incrível com a torcida. O Menino Maravilha marcou 176 gols em 163 partidas, em sua primeira passagem pela Estrela Solitária, de 94 até 96, onde ganhou um Brasileirão.
Buscando incessantemente a marca do milésimo gol, Túlio se aventurou por todas as regiões do país, chegando até o mundo árabe, no Al-Shabab, para alcançar este feito histórico, que foi alcançado por Romário, o mais recente, Pelé e também por Arthur Friedenreich, conhecido como El Tigre. Este último foi jogador ainda nos tempos amadores dentro de território brasileiro.


A última equipe pela qual Túlio atuou foi o Araxá, de Minas Gerais, onde jogava o Módulo B, ou segunda divisão do Campeonato Mineiro. Reza a lenda que ele conseguiu chegar aos 1000 gols, lembrando que esta contagem é do próprio jogador, através de uma cobrança de pênalti.


Os jogadores profissionais devem saber a hora de se aposentar, para não virarem uma chacota em um país onde a piada acontece de modo muito fácil e natural
Não troquem os títulos por risos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário