quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fazendo muito, com muito menos

Jürgen Klopp e Diego Simeone são dois técnicos que andaram "passando as pernas" nos grandes times de seus países.


Klopp há muito tempo já vem fazendo um excelente trabalho com o Borussia Dortmund e Simeone está reconstruindo o Atlético de Madrid há pelo menos duas temporadas com contratações pontuais.

Com um rendimento financeiro muito menor que seus rivais nacionais, Bayern de Munique no caso do Borussia, e Real Madrid e Barcelona no caso do Atlético de Madrid, os dois treinadores mostram que por enquanto podem pelo menos competir palmo a palmo com seus adversários.
Digo por enquanto, exatamente por causa da parte financeira destas duas instituições, que não possuem grandes patrocinadores e recebem menos cotas de TV com relação aos gigantes espanhóis e ao gigante alemão, ou seja, a qualquer momento um time grande da Europa pode chegar com fundos de dinheiro e comprar as principais peças de composição dos elencos, casos de Manchester United, Chelsea, Arsenal, City, PSG, dentre outros e não excluindo os próprios rivais nacionais


Isto já pode ser observado nos dois clubes, onde por parte do Dortmund há um declarado interesse de vários times para contar com o talento de Marco Reus,não sem razão, pois ele é um meia-ofensivo de talento assombroso e com um poder de decisão indispensável.
Reus marcou os 2 gols em cima do Real Madrid, pelas quartas de inal da UCL deste ano

Do lado do Atlético de Madrid temos o Hispano-Brasileiro Diego Costa, um atacante com vários recursos técnicos, que infelizmente não jogará pelas cores da seleção amarelinha, assunto para outros textos. E também o meio de campo Koke, que possui um excelente potencial, e isso foi mostrado nos jogos contra o Barcelona pelas quartas de final da Champions League, onde ele se mostrou fundamental para o funcionamento da parte pensante do time, além claro de fazer o gol da classificação.

Koke, autor do gol da classificação da equipe Colchonera para às semi-finais da UCL 2013/2014
Mesmo sem conseguir conquistar algum título de importância, caso de Simeoni, ele já é considerado um treinador grandioso pelo trabalho que exerce no time espanhol e pelos recursos financeiros de que dispõe.
Klopp já conquistou um Bi-Campeonato alemão com os auri-negros, e chegou à Final da Champions do ano passado e defrontou o Bayern de Munique em um jogo simplesmente incrível, porém o Bayern se sagrou vitorioso e logicamente campeão do torneio.

Provavelmente estes treinadores já estão se preparando para as perdas de jogadores importantes, e prontamente já devem estar olhando para o mercado de transferências com a finalidade de trazer reforços que substituam a altura os jogadores perdidos. O Borussia, como se sabe perderá o atacante Lewandoski, e por conseguinte já contratou Adrian Rámos do Hertha Berlim. Rámos é o terceiro artilheiro da Bundesliga, com 16 gols, atrás exatamente de Lewandoski e Mandzukic, jogadores do Dortmund e do Bayern, respectivamente.

Como já dito em outras oportunidades, Diego Costa está na mira de vários times e assim como Lewa, será uma perda dolorosa para o "Professor" e também com relação às torcidas, e mais uma vez a capacidade de montar elencos com poucos recursos financeiros entrará em questão e será fundamental para o segmento dos formidáveis trabalhos dos treinadores, para que estes continuem à promover grandes jogos para os telespectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário