domingo, 13 de abril de 2014

O Gigante da Colina está se reinventando

Mesmo sem conseguir levantar o caneco, o CR Vasco da Gama  não pode desperdiçar todo o trabalho feito desde o ano passado com Adilson Batista.



O Vasco não era considerado um dos favoritos para conquistar o título do estadual do Rio de Janeiro, porém com um bom trabalho de montagem do elenco, mesclando peças jovens, com boas contratações vindas principalmente do Olímpia, vice-campeão da Libertadores do ano passado, conseguiu chegar à final da competição.
A principal contratação sem dúvida foi para o gol Cruz-Maltino, Martin Silva, um arqueiro que está pegando tudo. Todos que puderam acompanhar o ano de 2013 por parte do Vasco, assistia o fraquíssimo desempenho dos goleiros que vestiam a camisa 1. O problema obviamente não residia somente nos goleiros, o time em si era desestruturado taticamente, e passava por constantes trocas de comando técnico, dificultando assim a adaptação de qualquer jogador a algum modo de jogar, se é que isso foi possível no ano passado.

Martin Silva de laranja

Bernardo, um importante jogador, passou por vários problemas extracampo em 2013, e com a chegada de Adilson conseguiu retomar o bom futebol, e aos poucos está conseguindo seu espaço de titular dentro da equipe.  Edmílson é outro jogador de extremamente importante, pois teve um rendimento muito ruim no ano passado, e como vários jogadores cresceu futebolisticamente e vêm atuando de forma soberba no estadual, sendo o artilheiro do campeonato com 11 gols, contribuindo ainda com outras 4 assistências.

É claro que há de se levar em conta o nível técnico do Carioca, que não é lá essas coisas, e por isso deve-se ter uma ressalva e ainda pensar em algumas peças de reposição para este bom elenco do Gigante da Colina para disputar a Série B do Brasileirão deste ano.

Após uma fácil classificação no estadual, o Vasco teve de encarar o Fluminense na Semifinal. Os Camisas Negras não eram favoritos para o duelo, pois o Fluminense possui um elenco mais numeroso e no papel era superior até tecnicamente, mas como se sabe o futebol é uma caixinha de surpresas e por isso um esporte tão apaixonante. O Vasco conseguiu superar o time de Fred, e prosseguiu até a final.

 Depois de 16 anos esperando para  ganhar um troféu em cima do Flamengo, e tentando não deixar a alcunha de freguês do Rubro Negro Carioca prosseguir, o Vasco não conseguiu voltar a vencer o Rubro-Negro. Sem dúvida este título seria muito importante para os jogadores, para a torcida, para Roberto Dinamite que é o aniversariante do dia, mas seria ainda mais fundamental para Adilson Batista. Este precisava se mostrar valioso, pois há muito tempo não apresentava um bom trabalho em times grandes. A última vez que isto aconteceu foi com o Cruzeiro em 2009, quando chegou à final da Libertadores, porém foi derrotado pelo Estudiantes. 
A partir daí foi colecionando  maus trabalhos pelos times paulistas e foi sendo deixado de lado como opção, até finalmente chegar ao Vasco, onde faz um boníssimo trabalho, mesmo sendo vice campeão do torneio.


Conseguiu conferir uma forma ao time, um aspecto tático interessante, com o meia Douglas sendo a principal peça pensante no meio campo e arrumou o sistema defensivo vascaíno, que foi deplorável no ano passado.
Por fim, o mais esperado para o Gigante da Colina, é que volte para a Série A, sendo mais uma vez campeão da Série B, feito já acontecido há 2 anos. 

O que não se pode admitir para um time desta grandeza é uma administração ruim, com atitudes tomadas de cabeça quente, pois a consequência já foi conhecida quando isto acontece: REBAIXAMENTO. Este fato não pode ser nunca uma constante para um time do tamanho do Vasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário