quinta-feira, 24 de abril de 2014

Sem Paciência

Paulo Autuori, como todos sabem é um técnico com um passado vitorioso, porém com um presente bem cruel, pois em seus últimos três trabalhos: Vasco, São Paulo e finalmente, Atlético mineiro não foi nada bem.
O atual ex-técnico do Galo mineiro chegou com a missão de substituir Cuca, que ganhou a Libertadores no ano passado no comando da equipe, e se despediu do time no vexame do Mundial de Clubes, contra o Raja Casa Blanca.


Autuori assumiu o comando do time desde o começo da temporada. Teve a oportunidade de montar o elenco e pedir peças de reposição. Não o fez de forma nenhuma, apenas subiu bons jogadores da base atleticana como Marion, e “pegou” o elenco praticamente idêntico ao time do ano passado, apenas com a saída mais do que significativa de Bernard, que foi para o Shaktar.

A pressão sobre Autuori foi muito grande desde o primeiro jogo, pois ele claramente havia mudado o jeito de jogar do Galo. Até conseguiu arrumar o sistema defensivo, pois o Atlético não conseguia fazer resultados fora de casa sob o comando de Cuca, mas com Autuori, pelo menos não perdia. O que deixou os telespectadores, admiradores, e principalmente a torcida com o “pé atrás” foi a falência do ataque atleticano, que conta com ótimos nomes: Jô, Ronaldinho, Guilherme e Tardelli.


O Galo jogava de maneira extremamente ofensiva em 2013, mas em 2014 esta maneira de atuar simplesmente acabou, pois o time não chutava a gol, não pressionava no campo ofensivo adversário, não sufocava de maneira alguma o seu oponente, e esses fatores pesaram muito contra Autuori, pois a história de jogo do Atlético Mineiro mostra que este time sempre jogou um futebol ofensivo.
Após a derrota no Campeonato Mineiro para o Cruzeiro, começava a ficar mais evidente a falta de produtividade da equipe assim como do trabalho de Paulo Autuori. Em dois jogos que terminaram em 0x0, com vantagem para o time celeste, por ter se classificado em primeiro lugar na fase de classificação. O ataque do time alvinegro não deu nenhum trabalho para o goleiro Fábio, principalmente na segunda mão do confronto.

A última derrota foi a última gota para a permanência de Autuori no Galo

Na Libertadores o Galo enfrentou apenas times fracos, e não conseguiu nenhum placar expressivo e não apresentou um bom desempenho em nenhuma partida.
Neste jogo contra o Nacional de Medelín, pela primeira partida válida pelas oitavas de final da Liberta, mais uma vez não se pode perceber nenhuma representação do time atleticano no campo de defesa adversária. 
Foram apenas duas finalizações durante todo o jogo, fora várias defesas importantíssimas por parte do arqueiro Vitor, que salvou o Galo de um massacre. A partida terminou no placar de 1x0 para o Nacional de Medelín em cima do Atlético. Com 25 finalizações em toda a partida, o time colombiano foi amplamente superior em todos os aspectos do jogo, tanto em posse de bola, quanto em perigo de gol e domínio de terreno, não dando chance alguma para o Galo se quer ameaçar o resultado. Após esta partida Autuori chegou ao Brasil já demitido, e terá um tempo de descanso até seu próximo trabalho.

A diretoria do Atlético também tem sua parte na conta deste mal trabalho, pois contratou um treinador com um estilo completamente diferente do anterior, e uma mudança drástica na forma de jogar não acontece de maneira tão fácil como se pensa, ainda mais nos times brasileiros.

Todos esperam que o estilo do próximo técnico seja levado em conta para a possível contratação, que seja minimamente próximo ao estilo de jogo da equipe pelo menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário