quinta-feira, 10 de julho de 2014

A Ilusão finalmente acabou


Já se passaram dois dias depois da trágica e merecida eliminação da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 2014. Trágica, pois ninguém esperava uma goleada de 7 gols por parte da Alemanha, mesmo conhecedores de sua superioridade no papel e merecida pois os alemães vieram preparados para jogar futebol e sabiam de todos os pontos fracos do Brasil, mas o mesmo não se pode dizer da nossa seleção.

Assim como muitos se lembraram do Mundial entre Santos x Barcelona, onde o time espanhol se sagrou campeão aplicando uma goleada no então time de Neymar e Ganso na época, eu também fiz a mesma relação e lembro que depois do resultado foi dito que também era necessário uma reformulação do nosso modo de jogar futebol, e como todos sabem isso não aconteceu nem de longe, o que é uma pena.

Após tomar mais um baile, só que dentro de casa, no Mineirão, um dos vários templos de futebol que existem no Brasil, o discurso é o mesmo. É necessária uma mudança no nosso modo de jogar, pois sempre recorremos aos medalhões, e aos técnicos que já foram campeões no passado, e isso não é e nem será nenhuma garantia de sucesso. O sucesso aparece desde as categorias de base, tudo bem, isso já é sabido por todos, mas então porque ninguém realmente investe nas categorias de base dentro dos clubes brasileiros ?  

O nosso campeonato reflete bem a nossa realidade futebolística, pois com uma média de público de menos de 15 mil pessoas, clubes desunidos em prol da melhora do futebol e dirigentes que só pensam neles mesmo é complicado alavancar o campeonato de baixíssimo nível técnico como o nosso, com algumas equipes como exceções é claro, como o São Paulo com grandes nomes, o Cruzeiro, o Atlético Mineiro, o Internacional e o Grêmio como exemplo.

É completamente inadmissível deixar o nosso Brasileirão seguir desta maneira, o nosso tão aclamado futebol brasileiro morrer assim pelas mãos de pessoas que parecem não se importar nenhum um pouco com uma das paixões do povo brasileiro, quiçá, do mundo todo.

Já passou da hora de reformularmos a maneira como jogamos, pensamos e torcemos, mas isso não depende apenas de nós torcedores e apreciadores do futebol, depende dos presidentes dos clubes e da organização que organiza nosso futebol.


Não é possível que apenas tomando outro sacode como este dentro das quatro linhas fique ainda mais claro que precisamos das mudanças nas categorias de base, organização do calendário e realmente entender que o futebol muda, e nós precisamos mudar também, não se pode viver no ego de ser a única nação que é pentacampeã, pois do jeito que a coisa está andando está realidade não será duradoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário