Estes
dois jogos foram transmitidos no mesmo "horário nobre" do
futebol nas noites de quarta, às 21:50.
Existe
algum problema nesta lógica, pois de um lado estava a tão sonhada
vaga na Libertadores de forma direta, e do outro lado outra vaga para
a Taça Libertadores.
Flamengo levanta Taça da Copa do Brasil Crédito da Imagem: Alexandre Vidal e João Vitor |
A
Ponte Preta chegou na fase final na Sul-Americana, contra uma camisa
extremamente pesada do time do São Paulo, que já conquistou 3 Taças
Libertadores, 3 Mundiais, fora os 6 Campeonatos Brasileiros.
A
audiência no estado de São Paulo do jogo entre Ponte e Tricolor foi
de 23 pontos, sendo que cada ponto em SP equivale a 62 mil domicílios
e cada ponto do RJ vale 38 mil moradias. Logo o público atingido
apenas na região paulista foi de 1.426.000.Taça Sul-Americana |
Foram
um pouco mais de 3 milhões de telespectadores nestes dois jogos
transmitidos no mesmo dia e no mesmo horário.A questão é a
seguinte: e se, essas 3 milhões de pessoas, apenas dos estados de SP
e RJ, não constatando a audiência dos outros estados do Brasil, que
com certeza não foi pequena, pudessem ver os 2 jogos?
Claro
que a logística da transmissão teria que ser diferente. Os jogos
teriam que passar em horários diferentes, ou até mesmo em dias
diferentes.
Corinthians campeão da Recopa 2013 |
Outro caso parecido aconteceu no 1º semestre deste ano, onde Corinthians e São Paulo competiam pelo título da Recopa. O Timão nunca havia ganho este título, diferentemente do Tricolor Paulista que já ganhou a competição em duas ocasiões. No mesmo dia desta luta por um título internacional acontecia a grande final da Taça Libertadores 2013, entre Atlético Mineiro x Olímpia. O Galo nunca havia ganho este título de extrema importância para os times brasileiros, sendo até quesito de comparação na grandeza dos clubes, enquanto o Olímpia já havia conquistado a libertadores 2 em sua grandiosa história no futebol.
Só
na Terra da Garoa o jogo do Timão teve uma audiência que marcou 30
pontos. Enquanto no jogo do Galo, a audiência marcou 41 pontos,
apenas no estado de Minas Gerais.
O que
está sendo evidenciado é que, mesmo com essas várias pessoas dando
audiência para a TV "aberta" assim como para a TV
"fechada" o consumidor tem pouca oportunidade para
realmente escolher ao espetáculo que gostaria de assistir, tendo
sempre que abrir mão de algum jogo importante.
Atlético MG campeão da Taça Libertadores da América esse ano |
Cada
partida promove as marcas, promove o espetáculo, a divulgação é
maior, fazendo logicamente com que a audiência só aumente,
diferentemente do Brasil, onde não há esta visão mercadológica.
Rio
de Janeiro e São Paulo são dois estados que possuem 4 times grande
na Série A do Campeonato Brasileiro na edição 2013, sendo dessa
maneira difícil de colocar os jogos em horário, e até mesmo dias
distintos. Porém nos estados da Bahia, Rio Grande Sul e em Minas
Gerais, temos apenas 2 times grandes por estado. Não que o torcedor
do time adversário irá acompanhar todos os jogos de seu rival, mas
irá pelo menos dar uma "secada" antes ou depois de ter
visto seu próprio time entrar em campo.
Existe
todo um processo econômico que envolve o
maquinário
futebolístico.Tanto
à TV quanto os Clubes sairiam satisfeitos, pois outras
marcas serão expostas, logo serão melhores
vistas pelo consumidor do futebol, gerando uma
maior receita para os dois lados.
Esta
possível receita a mais ajudaria muito aos clubes, que teriam a
grande possibilidade de contratar jogadores melhores para
complementarem seus elencos, qualificar suas categorias de base,
profissionalizar seus Staffs, entre outras propostas. Enfim uma
gigantesca melhoria poderia acontecer com essa reflexão.
O
grande mercado financeiro chamado futebol têm muito a crescer no
mercado brasileiro. As marcas podem ser muito mais exploradas e mais
difundidas. Tudo depende do calendário e da logística aplicada aos
campeonatos disputados pelos clubes.
não sei nem se o texto ficou bem escrito, nao me atentei muito a isso, mas concordo com tudo que voce falou, eu sempre dizia isso. parabens
ResponderExcluir