sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Concorrência errada

Na noite desta quarta feira foram transmitidos pelas emissoras de televisão, dois jogos de extrema importância.Final da Copa do Brasil entre Flamengo x Atlético Paranaense, e a Semi-Final da Copa Sul Americana entre Ponte Preta x São Paulo.


Estes dois jogos foram transmitidos no mesmo "horário nobre" do futebol nas noites de quarta, às 21:50.
Existe algum problema nesta lógica, pois de um lado estava a tão sonhada vaga na Libertadores de forma direta, e do outro lado outra vaga para a Taça Libertadores.


Flamengo levanta Taça da Copa do Brasil
Crédito da Imagem: Alexandre Vidal e João Vitor
O Flamengo já ganhou a Copa do Brasil três vezes, contando 2013. O Atlético PR, chegou em sua primeira final da Copa do Brasil em toda à sua história na disputa desta competição.
A Ponte Preta chegou na fase final na Sul-Americana, contra uma camisa extremamente pesada do time do São Paulo, que já conquistou 3 Taças Libertadores, 3 Mundiais, fora os 6 Campeonatos Brasileiros. 

A audiência no estado de São Paulo do jogo entre Ponte e Tricolor foi de 23 pontos, sendo que cada ponto em SP equivale a 62 mil domicílios e cada ponto do RJ vale 38 mil moradias. Logo o público atingido apenas na região paulista foi de 1.426.000.
Taça Sul-Americana
Já no estado do RJ, a audiência foi ainda maior. Foram 38 pontos, só que no estado do Rio cada ponto equivale à 38 mil residências, chegando assim na casa de 1.615.000.
Foram um pouco mais de 3 milhões de telespectadores nestes dois jogos transmitidos no mesmo dia e no mesmo horário.A questão é a seguinte: e se, essas 3 milhões de pessoas, apenas dos estados de SP e RJ, não constatando a audiência dos outros estados do Brasil, que com certeza não foi pequena, pudessem ver os 2 jogos?
Claro que a logística da transmissão teria que ser diferente. Os jogos teriam que passar em horários diferentes, ou até mesmo em dias diferentes.
Corinthians campeão da Recopa 2013

Outro caso parecido aconteceu no 1º semestre deste ano, onde Corinthians e São Paulo competiam pelo título da Recopa. O Timão nunca havia ganho este título, diferentemente do Tricolor Paulista que já ganhou a competição em duas ocasiões. No mesmo dia desta luta por um título internacional acontecia a grande final da Taça Libertadores 2013, entre Atlético Mineiro x Olímpia. O Galo nunca havia ganho este título de extrema importância para os times brasileiros, sendo até quesito de comparação na grandeza dos clubes, enquanto o Olímpia já havia conquistado a libertadores 2 em sua grandiosa história no futebol.

Só na Terra da Garoa o jogo do Timão teve uma audiência que marcou 30 pontos. Enquanto no jogo do Galo, a audiência marcou 41 pontos, apenas no estado de Minas Gerais.
O que está sendo evidenciado é que, mesmo com essas várias pessoas dando audiência para a TV "aberta" assim como para a TV "fechada" o consumidor tem pouca oportunidade para realmente escolher ao espetáculo que gostaria de assistir, tendo sempre que abrir mão de algum jogo importante.
Atlético MG campeão da Taça Libertadores da América esse ano
Tomando como base o continente Europeu, mais especificamente Uefa Champions League. No sorteio da fase de grupos Real Madrid e Barcelona nunca podem sorteados para jogar no mesmo dia. Como algumas pessoas conhecem o sistema de potes, assim que a bolinha com o nome do Real Madrid ou Barcelona é retirada e a letra do grupo é sorteada (Grupo A ao Grupo H), qualquer possibilidade dos dois times se enfrentarem é nula. Pois não há interesse da Uefa em perder qualquer ponto de audiência disponível.
Os integrantes do Grupo A até o D jogam em um dia, e os integrantes do Grupo E até o F jogam em outro. Os jogos da Fase de Grupos acontecem nas terças e nas quartas-feiras.
Cada partida promove as marcas, promove o espetáculo, a divulgação é maior, fazendo logicamente com que a audiência só aumente, diferentemente do Brasil, onde não há esta visão mercadológica.
Rio de Janeiro e São Paulo são dois estados que possuem 4 times grande na Série A do Campeonato Brasileiro na edição 2013, sendo dessa maneira difícil de colocar os jogos em horário, e até mesmo dias distintos. Porém nos estados da Bahia, Rio Grande Sul e em Minas Gerais, temos apenas 2 times grandes por estado. Não que o torcedor do time adversário irá acompanhar todos os jogos de seu rival, mas irá pelo menos dar uma "secada" antes ou depois de ter visto seu próprio time entrar em campo.

Existe todo um processo econômico que envolve o maquinário futebolístico.Tanto à TV quanto os Clubes sairiam satisfeitos, pois outras marcas serão expostas, logo serão melhores vistas pelo consumidor do futebol, gerando uma maior receita para os dois lados.
Esta possível receita a mais ajudaria muito aos clubes, que teriam a grande possibilidade de contratar jogadores melhores para complementarem seus elencos, qualificar suas categorias de base, profissionalizar seus Staffs, entre outras propostas. Enfim uma gigantesca melhoria poderia acontecer com essa reflexão.
O grande mercado financeiro chamado futebol têm muito a crescer no mercado brasileiro. As marcas podem ser muito mais exploradas e mais difundidas. Tudo depende do calendário e da logística aplicada aos campeonatos disputados pelos clubes.

Um comentário:

  1. não sei nem se o texto ficou bem escrito, nao me atentei muito a isso, mas concordo com tudo que voce falou, eu sempre dizia isso. parabens

    ResponderExcluir