domingo, 24 de novembro de 2013

O Mago do Marfim

Yaya Touré muda seu estilo e surpreende o mundo da bola no Velho Continente.


Yaya Touré, desde a temporada passada é um dos elementos fortes do esquema tático do Manchester City. O então volante nos tempos de Barcelona, demonstra uma crescente evolução desde que desembarcou na Inglaterra, mostrando personalidade o suficiente para “tomar” o meio campo do time para si.
Jogador nos tempos de Barcelona: Força e raça que aos poucos deram lugar a
classe e a categoria do meia.

O clássico de Domingo contra o Tottenham apenas confirmou a boa fase do Marfinense. Com uma presença de campo impecável, Touré exibiu uma atuação digna de "Zidane" para conduzir os Citizens a aplicar os imprevisíveis 6 x 0 nos rivais de Londres, Fora o Baile. Questionado por boa parte da torcida quando chegou ao clube devido ao seu elevado valor e a sua capacidade de jogo, Yaya Touré deu a melhor resposta que poderia dar, em campo. Aos poucos foi ganhando a confiança do então técnico Roberto Mancini e de seus companheiros de equipe e assim conquistou o carisma da parte azul de Manchester.

Voltando ao jogo, Touré foi fundamental para a elaboração das jogadas ofensivas da equipe, puxando contra ataques e até dando assistência para o gol de Kun Aguero, jogando grande parte da partida como um legítimo “camisa 10”, nada comparado com aquele jogador rústico que demonstrava ser no Barça. A força física ainda está presente em seu estilo de jogo, mas hoje ela dá lugar à categoria do jogador, que poucos anos atrás era desconhecida por muitos, inclusive pelos torcedores catalães e até pelo próprio atleta.
Com tranqüilidade, calma e tempo para pensar em como elaborar uma jogada, Yaya Touré hoje conta com alguém para lhe dar cobertura dentro de campo, exercendo a mesma função que o Marfinense executava no Barça quando protegia a dupla Xavi e Iniesta dos adversários

Atualmente ele é um dos líderes em passes e assistências do time, sem contar com o lado artilheiro que o jogador desenvolveu, marcando gols importantes nas competições disputadas pelo Manchester City.
Jogador ocupa o posto de Capitão da equipe.

Impecável defensivamente e preciso no ataque, Yaya Touré se tornou uma agradável surpresa no futebol Europeu, e não se assuste se você ver o nome do atleta presente na lista dos 5 melhores jogadores do mundo. Indicação que seria mais do que justificável devido aos números do jogador, nesta e em outras temporadas recentes.

2 comentários:

  1. Ótimo texto. Sou fã do futebol do Touré. Impressionante como a mudança pro City fez bem pra ele. Na época pensei que ele tinha tomado a decisão errada, mas felizmente errado estava eu. O cara passou de coadjuvante na Espanha pra um dos maiores jogadores do mundo na Inglaterra. Joga muito!

    ResponderExcluir
  2. Toure é muito bom! um dos melhores volantes do mundo atualmente, se não o melhor!

    ResponderExcluir