domingo, 8 de dezembro de 2013

Prêmio Banco de Ouro

O ano de 2013 foi recheado de contratações importantes em todas as partes do país.
Claramente algumas contratações deram certo e outras nem tanto, vide Alexandre Pato. Porém como todos já sabem que ele fez um péssimo ano junto ao time Corinthiano não citarei ele como uma contratação ruim, porque ele ainda precisa melhorar muito pra chegar em ruim.

Rhayner comemorando gol pelo Fluminense
 Momento raro esse ano.
Começando com Rhayner. A temporada do Fluminense foi terrível neste ano. De um título de campeão para a Série B do Brasileiro do ano que vem, o Flusão fez péssimas contratações este ano. Dentre elas o "atacante" Rhayner, que no campeonato brasileiro não marcou sequer 1 golzinho. Na Liberta, marcou o gol que sacramentou a eliminação do time das laranjeiras da competição. Realmente Rhayner foi um péssimo investimento e já se encontra disponível no mercado. OBS: Boa sorte Rhayner.

Felipe em jogo contra seu ex-time
Prosseguindo nas Laranjeiras, temos o "maestro" Felipe, que é ídolo no Vasco e de lá foi para o Fluminense. Com um excelente salário, digasse de passagem, esquentou o banco na maioria das vezes em que foi relacionado, e pouquíssimas vezes foi utilizado. Alguma parte da imprensa sugeria que ele fosse mais aproveitado por Abel Braga e depois por Dorival Júnior por ser experiente e pela sua técnica diferenciada, mas quando entrava em campo não correspondia às expectativas dos torcedores, muito menos dos técnicos.

Partindo para São Paulo. Especificamente para o time do Santos. Ainda na gestão de Muricy Ramalho, Marcos Assunção foi contratado como um medalhão do time. Em todas as passagens de Muricy, em qualquer time, sempre houve a contratação de algum medalhão para o time onde era técnico. Pela conquista da Copa do Brasil pelo time do Palmeiras, Assunção foi contratado pelo time da baixada santista para resolver a questão da bola parada. Em um ano cheio de lesões Marcos Assunção não conseguiu atuar pelo time da forma que gostaria. Realizou apenas 2 jogos com a camisa do Santos. Pelo acontecimento da lesão no joelho direito, pediu a suspensão do recebimento do salário, pois não achava justo receber sem jogar.
Assunção na sala de fisioterapia, para recuperação de lesão
Willian José..... Uma grande promessa de atacante, que infelizmente não conseguiu se desenvolver. Willian marcou apenas 5 gols neste ano. Não conseguiu render e amargou o banco do santos com a chegada de Thiago Ribeiro. Vindo das bases São Paulinas, chegou até à jogar profissionalmente pelo tricolor paulista, mas foi liberado para negociação, pois não conseguiu apresentar um futebol de grande qualidade e o jogador também já sabia que ficaria atrás de Luís Fabiano na luta pela posição de titular.
Como dito anteriormente Willian José fez apenas 5 gols este ano atuando em 26 jogos, o que representa uma incrível média de 0,19 gols por jogo. Tem que ficar de olho nesse cara !!!
Willian José em campo. Difícil depois da chegada de Thiago Ribeiro
No Sul do Brasil, tivemos a contratação de um lateral esquerdo que atuava pelo Liverpool da Inglaterra. Fábio Aurélio, um bom jogador, contratado na era de Projetos do Professor Luxa. Seu histórico de lesões já dizia que era uma contratação de risco. Mesmo assim a diretoria gremista colocou a mão no bolso e na tentativa de fortalecer o elenco para a disputa da Libertadores 2013, contratou o jogador. Infelizmente as lesões chegaram e fizeram com que ele ficasse no estaleiro a maior parte do tempo.
Fábio Aurélio sofre lesão no treino.
Hoje treina separado e só espera o vencimento do contrato
Sua lesão foi ruim, claramente, pois não pode ajudar o Grêmio em nenhuma competição, mas por outro lado foi boa, com a revelação de Alex Teles, que também joga na lateral esquerda. Alex teve um ano incrível pelo time Imortal. Contribuiu e muito para a classificação do time para a Libertadores do ano que vem. Seu jogo ofensivo é muito bom e seus cruzamentos também não podem ser desperdiçados.

Barcos foi outro investimento que custou caro aos cofres do Grêmio. Vindo do Palmeiras a partir de uma troca que envolveu vários jogadores do Grêmio e ainda uma quantia financeira, o Pirata disse que faria 28 gols nesta temporada, repetindo o gesto do ano passado, quando fez uma promessa semelhante quando atuava no time paulista. Só que desta vez não conseguiu cumprir com o combinado. Fez apenas 14 gols, somando todas as competições em que o tricolor gaúcho esteve envolvido. Não chamou a responsabilidade que lhe era devida na hora de decidir os jogos importantes e não conseguiu levantar nem um caneco este ano. Pelo menos o clube gaúcho está na disputa da libertadores ano que vem, só que o rendimento tem que melhorar, e muito se quiser buscar algum título.
Barcos prometeu 28, mas só fez 14 gols
Agora no Vice-Campeão da Copa do Brasil. O Atlético Paranaense da mesma forma pecou na hora de contratar. Roger Rodrigues, revelado pela Ponte Preta, um exímio camisa 9. Jogador grande, que fica na grande área só esperando para deixar seu golzinho. O ano de 2013 foi realmente de se esquecer no caso de Roger, visto que foi rejeitado pela torcida do Sport, que hoje joga a 2ª divisão do Brasileiro.
Roger chega ao CAP
 Um dos poucos momentos onde pode ser visto com a camisa do Furacão
 Sem força de expressão, pediu pra sair do clube, sem a necessidade de pagamento de multa e acertou contrato com o Furacão. Mais um dinheiro que foi mal aplicado. Éderson é o atual artilheiro do time, logo não há a menor possibilidade de sair do time titular somado com Marcelo que foi uma grata surpresa na competição, fazendo os olhos de vários times crescerem sobre ele. Roger sequer frequentava o banco de reservas do time, lugar ocupado por Delatorre, que veio a partir de empréstimo do Internacional.

Outra furada do Atlético Paranaense foi a contratação de Ciro. Atacante que se destacou pelo Sport, principalmente na Libertadores 2009, e também na Série B do Brasileiro de 2010.
Em 2011 foi contratado pelo Flusão e não deu respostas de perspectiva. Foi pouco utilizado no Rio e firmou contrato com o Furacão este ano, só que novamente foi quase nula sua importância para o elenco. Ficou penosamente no banco de reservas, porque não conseguiu elevar o nível de seu futebol.
Ciro comemorando no treino, porque dentro de campo foi difícil
Voltando para o estado de São Paulo, para o time São Paulo. Como todos sabem Lúcio entregou a paçoca esse ano, e está treinando em separado há muito tempo. Falar dele seria demasiadamente fácil, logo isso não acontecerá aqui.
Vamos falar de PH Ganso e Fabrício.
Ganso não chegou nem perto de apresentar
um bom futebol em 2013
Ganso foi contratado supostamente para repor Lucas, mesmo os dois tendo características bem diferentes. Ganso é um meia pensador, lento, às vezes até demais, que faz a bola correr. Fez seu melhor jogo contra o "fortíssimo" time do Náutico e já estava pedindo chance na seleção. Calma Paulo Henrique, calma. Na hora mais decisiva do ano, em jogos contra a Ponte Preta pela semi-final da Copa Sul-Americana Ganso não chegou nem perto de fazer bons jogos, o que acabou culminando na eliminação do Tricolor Paulista da competição. Ano que vem é ano de Copa do Mundo, e Ganso que tanto quer uma chance tem de melhorar e muito seu nível para ser convocado por Felipão.

Fabrício é uma contratação até antiga da diretoria. Já está há dois anos no elenco e nunca conseguiu mostrar o porque de sua contratação. Vindo do Cruzeiro, onde fez excelentes temporadas e se tornou ídolo da torcida celeste, pela garra e vontade quase inalcançáveis por outros jogadores dentro de campo. Sua experiência em competições internacionais também contou muio na hora da contratação. Fabrício já havia disputado 3 Libertadores seguidas pelo Cruzeiro.
Fabrício na sala de fisioterapia.
Cena comum de 2 anos pra cá
No São Paulo a realidade foi diferente. Várias lesões não deixaram o volante mostrar nada de seu verdadeiro futebol. Quando voltava da recuperação da 1ª lesão contra o Atlético Mineiro, Fabrício sofreu outra lesão e perdeu toda a temporada novamente. A sorte não acompanhou em nada o elenco Tricolor este ano.



Depois deste levantamento de jogadores que não conseguiram mostrar a razão da contratação, foi possível ver como os dirigentes adoram apostar em medalhões. Mesmo com idades avançadas e propensos a sofrerem lesões de maior risco, ainda sim são as principais contratações do ano.

Parabéns aos times que investiram em jogadores fora do padrão de medalhão, pois estes sim podem melhorar o futebol brasileiro cada vez mais.

3 comentários:

  1. Faltaram nessa lista: Ibson, Everton Costa, Maldonado, Carlos Eduardo, Jorge Henrique

    ResponderExcluir
  2. po mais esses aew eram tão fáceis de criticar que não ia ter nem graça, tipo o Ibson "mito",
    carlos eduardo se jogasse no futebol de cego perdia facil !!

    ResponderExcluir
  3. mas pelo menos o Carlos Eduardo e o Jorge Henrique seria bom de falar

    ResponderExcluir