sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Primordial em 2013

Crucial em alguns casos, indiferente para outros e faz muita falta sempre, quando não é possível usá-lo.

O que está em questão é o mando de campo. 

Os times de Minas Gerais mandaram muito bem nesse quesito. Cruzeiro e Atlético MG tiveram aproveitamentos incríveis jogando em seus domínios.
Mineirão tomado pela torcida cruzeirense em comemoração ao Tri campeonato brasileiro
O Cruzeiro foi o campeão do Brasileirão nesse ano. Se consolidou na 1ª posição e não largou o osso. Com a força de seu elenco conseguiu 13 vitórias dentro do Mineirão, porém conseguiu vencer muitas vezes fora de Belo Horizonte, foram 9 êxitos, o que ajudou e muito para levantar o caneco.

Torcida do Galo na libertadores
O Atlético também contou e muito com a Arena Independência para conquistar a Libertadores deste ano. Jogando no Independência, conseguiu aplicar várias goleadas, sendo uma delas histórica. O famoso chocolate que o São Paulo levou do Galo, sofrendo um placar de 4x1 no jogo de volta das Oitavas de Final. Conseguiu nos últimos minutos igualar o placar de 2x0 sofrido na Argentina para o Newell's Old Boys, levando a Semi-Final para os pênaltis e com a vitória chegou à decisão da competição, onde se sagrou campeão jogando no Mineirão, por causa de questões burocráticas de número mínimo de pagantes para acompanhar o jogo.

Este ano de 2013 foi mais do que excelente para os times de Minas Gerais. No entanto se voltarmos 2 anos atrás quando os estádios ainda estavam em obras, lembraremos o sufoco que os times passaram para se manter na Série A.
Os dois times de BH brigaram até as últimas rodadas para escaparem do rebaixamento. Mesmo jogando próximos à capital, cerca de 70 km de distância, o ambiente é completamente diferente, a torcida é diferente, o estádio e o gramado são outros o que dificulta bastante o espetáculo que será apresentado. Isso tudo faz com que o estádio seja praticamente um campo neutro, perdendo toda a força que jogar no seu real estádio tem. Não que haja um desmerecimento aos outros lugares, mas jogar em seu verdadeiro terreno é outra história.

Outro time que sofreu muito por jogar fora de seu verídico domínio foi o Internacional. O Beira Rio está em obras para receber os eventos da Copa do Mundo ano que vem e por isso o time Colorado está jogando na maioria das vezes no estádio Centenário, em Caxias, onde a presença de público é menor e o frio que no Rio Grande do Sul já é grande, é muito pior na cidade. Foram apenas 7 vitórias como mandante, o que fez com que o time permanecesse longe do G4, mesmo com todas as estrelas que possui. A média de público foi de 6.956 torcedores por jogo, claramente o maior público foi no Gre-nal, com 15.273 pagantes, só que o Centenário possui capacidade para suportar até 30000 pessoas, logo o número de torcedores ficou bem aquém do esperado.
Estádio cheio em alguns setores, mas vazio em outros como pode ser observado
Obviamente que quando é falado da importância de se jogar em casa, deve-se levar em consideração o elenco de cada time, como visto acima.

Promoção de Ingressos para jogo do Vasco
Desta maneira o que se pode perceber foi o ano do Vasco que mesmo jogando a todos os jogos na capital conseguiu apenas 8 triunfos. Aí sim é que conta a parte de se ter um elenco forte, não de medalhões ou jogadores de renome, mas sim aqueles que realmente sabem jogar um bom futebol.
Agora jogará sua sobrevivência na Série A do Brasileiro contra o Atlético Paranaense, que mesmo não jogando na Arena da Baixada já logrou 12 vitórias ao longo da competição. Lembrando que o Furacão ainda precisa assegurar sua vaga na Libertadores. A missão Cruz Maltina de escapar do rebaixamento será muito difícil, pois a diferença entre os elencos é evidente. O Atlético tem Éderson, artilheiro do campeonato, e o Vasco só não é pior que Náutico e Criciúma em questão de Gols Sofridos. A missão Cruz Matina será árdua para fugir do rebaixamento.


Outro time que não conseguiu aproveitar nada, mas absolutamente nada de jogar em casa foi o Náutico, praticamente rebaixado desde o primeiro turno do Brasileirão, o Timbu não se acostumou a jogar fora dos Aflitos, onde tinha uma enorme presença de público e um gramado "especial" por assim dizer. Na época das novas Arenas com os preços elevados o público foi "obrigado" a se distanciar do time, que analisado nome a nome já era um fortíssimo candidato a caída de divisão.
Arena Pernambuco vazia para jogo entre Náutico e Flamengo

Não há como não citar o Corinthians. Time que mais gastou nas janelas de transferências,40 Milhões de Reais apenas com Alexandre Pato, que não ajudou em nada o Timão nesta temporada, muito pelo contrário, "eliminou" o time da Copa do Brasil com uma cobrança de pênalti patética, no estilo cavadinha, contra um dos maiores goleiros pegadores de pênalti do Brasil, quisá do Mundo, o experiente Dida.
Com vários jogadores selecionáveis, dentre eles o próprio Pato, que já foi chamado este ano para jogar com a amarelinha, Guerrero, autor do gol do título do Mundial ganho pelo Corinthians em cima do Chelsea, Gil uma ótima contratação por parte da diretoria. É um zagueiro que consegue desarmar a bola sem cometer faltas bobas na grande maioria das vezes. E por fim Ralf, um excelente volante, 2º maior ladrão de bolas deste Brasileirão,com 77 roubadas, ficando atrás apenas Willians,volante do Internacional, com 111.

Com a maior folha salarial do campeonato devido às suas estrelas no elenco, o Timão teve apenas 8 vitórias neste ano e 9 empates. Ou seja, perdeu 18 pontos que o colocariam na 2ª posição do Campeonato Brasileiro. Assim deve-se pensar que o time Alvinegro jogou suas partidas como mandante em outro estado. Me desculpe, mas não foi isso que aconteceu, tanto é que a média de público neste ano foi de 24.441 torcedores, graças ao seu ótimo programa de Sócio-Torcedor e logicamente à sua fanática torcida.

Um time com vários nomes importantes, que renderam muito pouco após ganhar seguidamente Brasileiro de 2011, Libertadores e Mundial em 2012, não pode ocupar hoje apenas a 10ª posição da tabela.
Mesmo que o sistema de Tite não surta mais tanto efeito assim, mesmo que o time possa ter perdido um pouco da gana de jogar que foi mostrada nas últimas duas conquistas, a equipe deveria estar no mínimo brigando para estar na Libertadores do ano que vem, até para justificar todas as contratações feitas.
Pacaembu tomado pela torcida Corintiana

É crucial saber jogar em casa nesta nova era de pontos corridos, porém para isso ser melhor aproveitado por todos, também é necessário ter um bom elenco com boas peças de reposição.
As torcidas que compareceram mostraram sua força e ajudaram muitos times à alcançar seus objetivos dentro das competições disputadas, em alguns casos funcionou como em Minas Gerais, em outros nem tanto como no caso do Corinthians, abrindo exceção para a disputa da final da Recopa Sul-Americana.

Times, os torcedores precisam de vocês e vocês também precisam deles, não deixem o torcedor ser mal tratado em nenhum aspecto, seja na hora de comprar ingresso ou dentro do estádio, trate-o bem e verá que todos terão um ótimo retorno.


Um comentário:

  1. voce tem umas sacadas muito boas sobre futebol e eu gosto desse jeito mas informal de dar as noticias. futebol nao é pra ser sério, é pra ser divertido

    ResponderExcluir